13 JUL 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Governo de São Paulo escolhe Marília para liderar fortalecimento do PIB regional e secretário de Estado destaca as vocações
“A cidade de Marília está linda, extremamente bem conservada”, afirmou o secretário estadual Jorge Lima
Marília recepcionou na manhã desta quinta-feira, dia 13 de julho de 2023, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. Engenheiro mecânico formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e com vasta experiência em funções executivas - inclusive com grande expertise em negócios internacionais - Lima elogiou publicamente a conservação e a zeladoria de Marília, bem como o estágio urbanístico em que o município se encontra atualmente.

“Primeiro quero dizer que a cidade de Marília está linda, extremamente bem conservada, com pouca poluição visual. E note que sou muito criterioso neste tipo de avaliação. Por isso, posso dizer que Marília está uma cidade limpa, harmoniosa, com um trânsito fluindo rápido. É claro que toda cidade tem um pouquinho de problema, entretanto identifiquei aqui em Marília uma cidade muito bem organizada, muito bem estruturada, muito bem equilibrada, em termos de visual de urbanismo. Apesar de ser engenheiro mecânico de formação, olho muito no que se refere ao urbanismo e à arquitetura, em geral. Tudo isso justifica inclusive um dos motivos da região ter subido de 1,4 para 1,6 no que se refere ao Produto Interno Bruto do (PIB) do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário , que tem em sua trajetória funções executivas em grandes companhias, como a Semco Johnson Controls e BRF Latam.

O encontro organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília, no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Alta Paulista, reuniu diversos prefeitos da região, lideranças empresariais, a exemplo do diretor do Ciesp Silvio Zílio, e autoridades políticas, incluindo a deputada estadual Dani Alonso (PL), deputado federal Capitão Augusto (PL), vereador Sérgio Nechar, o Dr Nechar (PSB), vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), e o prefeito Daniel Alonso.

“É importante salientarmos que Marília é a principal cidade desta região, liderando uma área territorial que corresponde a 10% de todo o Estado de São Paulo. São mais de 60 cidades que encontram na Capital Nacional do Alimento o maior centro comercial, centro atacadista e varejista. Agrega uma estrutura de hotelaria, transportes, agências bancárias e cooperativas financeiras, economia criativa, centros educacionais e é referência em Saúde, Medicina e rede hospitalar”, ressaltou o prefeito.

O PIB da região de Marília é na ordem de R$ 35 bilhões e nos 5 primeiros meses deste ano, a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade gerou 1.600 novos empregos, acumulando quase 15 mil contratações formais de janeiro a maio conforme dados do Ministério do Trabalho. “Possuímos 85 mil pessoas empregadas formalmente, o que equivale a 35% da população. Marília avança em qualidade de vida, em estrutura urbana e na oportunidade do crescimento profissional e empresarial.  A renda média dos trabalhadores é de R$ 3.300,00 - correspondendo a dois salários-mínimos e meio”, destacou Daniel Alonso. O produto interno bruto da região de Marília foi o que apresentou maior crescimento em todo o Estado de São Paulo em 2022, conforme informação da Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade).

O lançamento da coalizão para alavancar o crescimento do PIB regional, tendo Marília como carro-chefe, contou com os discursos da deputada estadual Dani Alonso e do deputado federal Capitão Augusto, além da fala do diretor do Ciesp, Silvio Zilio, em nome de toda a classe produtiva. “Existem várias alternativas para alcançarmos o desenvolvimento e, consequentemente, a geração de empregos. Temos a agricultura, a economia circular, turismo, economia criativa, entre outras”, pontuou o secretário Lima. A proposta do Governo de São Paulo é tratar cada uma das 16 coalizões regionais para o fomento econômico como se fossem um ‘Estado independente’. “Isso porque o nosso governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já trata o nosso Estado como se fosse um país”, disse.

Fotos Ramon Barbosa Franco