Clique aqui e consulte nossas políticas.
21 JUL 2023
DIREITOS HUMANOS
Formatura das novas turmas do curso de Libras reúne 80 servidores municipais e evento é celebrado pelos Direitos Humanos
Solenidade de entrega dos certificados de dois módulos da formação em Língua Brasileira de Sinais aconteceu na noite de quinta-feira, dia 20 de julho, no teatro municipal
Oitenta servidores municipais de várias secretarias e departamentos concluíram o módulo básico do curso de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e participaram da emocionante formatura realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília na noite de quinta-feira, dia 20 de julho de 2023, no Teatro Municipal ‘Waldir de Silveira Mello’. O evento, celebrado pelos Direitos Humanos, reuniu formandos, familiares, convidados e autoridades, entre elas o vice-prefeito de Marília, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, assessor especial de Governo, Dr Alysson Alex, vereadores Vânia Ramos (Republicanos) e Dr Elio Ajeka (PP). Os formandos, além de trabalharem em várias secretarias municipais e departamentos, também são servidores lotados em autarquias municipais, a exemplo do Daem.

“Estamos buscando fortalecer a acessibilidade e garantir atendimento inclusivo aos deficientes auditivos nos serviços públicos”, garantiu a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, que abriu os discursos da noite de quinta-feira. O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi dividido em dois módulos: Básico e Intermediário. O treinamento teve como principal enfoque a formação dos funcionários municipais para que possam atuar de maneira mais eficiente e respeitosa com a comunidade surda, promovendo a quebra de barreiras comunicacionais e tornando os serviços bem mais acessíveis a todos.

O processo de formação contou com aulas teóricas e práticas ministradas por docentes especializados em Libras, que proporcionaram aos servidores o aprendizado do alfabeto manual, gramática básica da língua, conversação, bem como estratégias para a inclusão de pessoas surdas em diversos contextos. O comprometimento dos servidores com a formação em Libras foi exemplar, e após meses de dedicação, as duas turmas do módulo Básico e duas turmas do módulo Intermediário concluíram o curso com êxito. Durante a cerimônia de formatura, os formandos compartilharam suas experiências e destacaram a importância da inclusão e do respeito à diversidade no âmbito dos serviços públicos, além de realizarem apresentações em Libras.

“A formatura é uma vitória para todos nós. Agora os nossos servidores estão mais bem preparados para atender às necessidades dos deficientes auditivos e garantir a inclusão em nossos serviços públicos. Estamos comprometidos em continuar investindo em capacitação e sensibilização, buscando sempre aprimorar nossas ações inclusivas. Nós, enquanto município, devemos ser exemplo à sociedade ao falarmos de acessibilidade. Nosso dever é estudar políticas públicas para cada vez mais conseguirmos atender as necessidades da comunidade PCD”, explanou a secretária municipal Wania Lombardi.

Direitos e igualdade

A iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos em promover a formação em Libras para os servidores de diversos setores e autarquias municipais reforça o compromisso do Poder Público com a garantia de direitos e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades comunicacionais.

Conforme observou a coordenadora do Núcleo da Pessoa Com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília, Adriana Gratão, a Central de Libras vem realizando diversos atendimentos. Só neste ano já foram mais de 200 deficientes auditivos atendidos, garantindo a acessibilidade em diversos serviços em que a comunidade surda encontra barreiras de comunicação. O serviço prestado pela central visa atender as necessidades desta comunidade que encontram diversas dificuldades de comunicação em atividades diárias, como serviços bancários, médicos entre outros.

A formatura dos servidores municipais é um passo significativo rumo a uma cidade mais inclusiva, onde a comunicação efetiva é uma realidade para todos os cidadãos. Para mais informações sobre as ações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e seus projetos de inclusão, entre em contato pelo fone (14) 3402-4411 ou acesse nossas redes sociais: @direitoshumanosmarilia.

O assessor especial de Governo, Dr Alysson Alex, comentou que Marília avança em vários aspectos, principalmente na eficiência do serviço público. “Como sempre digo, a palavra servidor vem de Deus, servir a Deus. E em Marília temos essa consciência de que nossos servidores são essenciais para a realização dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Marília, todos os formandos estão de parabéns”, afirmou. O vice-prefeito de Marília, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, participou da formatura e transmitiu o reconhecimento do prefeito Daniel Alonso aos servidores que se esforçaram para ampliar a formação profissional e assegurar um atendimento mais inclusivo. “É admirável o gesto de vocês, um gesto humano e que nos inspira profundamente”, concluiu Cícero.

Fotos: Divulgação

Noticia restaurante-popular-nosso-prato-sul-completa-2-anos-com-mais-de-177-mil-refeicoes
Há 12 horas
Restaurante Popular ‘Nosso Prato’ Sul completa 2 anos com mais de 177 mil refeições servidas desde sua inauguração