09 AGO 2023
SAÚDE
Banco de Leite Humano de Marília de Marília lança protocolo de boas práticas das salas de apoio à amamentação instaladas nas Emeis da rede municipal
Atualmente são 8 espaços nas escolas com estrutura e ambiente exclusivo para que mães possam amamentar os filhos
As mães trabalhadoras em Marília dispõem de uma garantia fundamental para o fortalecimento de vínculos com seus bebês: salas de amamentação nas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). Com estrutura e ambiente acolhedores, elas podem durante um momento do expediente alimentar o filho com o leite materno. Protocolo de boas práticas das salas de apoio à amamentação das escolas municipais de Marília, redigido com o apoio técnico das servidoras das Secretarias Municipais da Saúde e Educação e do Banco de Leite Humano de Marília - um dos primeiros de todo o Brasil - foi lançado nesta quarta-feira, dia 9 de agosto de 2023, em evento realizado na Emei Amélie Boudet, localizada na rua de mesmo nome, no Parque São Jorge.

Com orientações para a mãe amamentar nas salas de apoio, o protocolo está impresso em formato de apostila, bem didático e prático, e a elaboração contou com as cooperação da enfermeira encarregada pelo Banco de Leite Humano de Marília, Sandra Mendonça Oliveira Domingues, supervisoras de ensino Kelly Cardoso Press e Priscila Freire Lopes Fachini, da Secretaria Municipal de Educação, e encarregada do Serviço Municipal de Fonoaudiologia, Edinalva Neves Nascimento. A produção editorial do protocolo contou com auxílio das seguintes apoiadoras do Banco de Leite Humano de Marília, Amábile Evangelista, Fernanda Freire, Roberta Nunes, Vanessa Zanotti e Érika Kohle.

Realizado no auditório da Emei Amélie Boudet, o lançamento do protocolo contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Beatriz Pigozzi, enfermeira Sandra Domingues, responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília, supervisora Priscila Facchini, que na oportunidade representou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), professora Patrícia Felicíssimo, além de educadores e diretores de Emeis da rede municipal de ensino de Marília. A atividade integrou a programação oficial do Agosto Dourado, mês inteiramente dedicado ao incentivo e valorização da amamentação e ao aleitamento materno.

Aleitamento, uma política pública de Marília

A enfermeira Sandra Domingues, ao utilizar a palavra na solenidade, ressaltou que o aleitamento materno faz parte da política pública em Marília e que o alimento é essencial para os bebês, principalmente na primeira fase de sua vida: do zero aos dois anos de idade. “Além de ser fundamental, inclusive o Banco de Leite Humano de Marília tem um papel importante na recuperação de bebês internados nas UTIs da cidade fornecendo este alimento essencial, o aleitamento permite esse contato direto da mãe com o seu bebê. Afeto esse afeto que o bebê levará por toda sua vida”, considerou.

O médico e secretário municipal de Saúde, Dr Osvaldo Ferioli, observou que as salas de amamentação de Marília garantem o vínculo entre mãe e filho, favorecendo o desenvolvimento físico e emocional das crianças. “Quero parabenizar pela iniciativa, pela grandeza deste trabalho, que proporciona benefícios tanto educacionais, quanto do ponto de vista da saúde, seja nutricional ou emocional”, salientou o secretário municipal.

A supervisora Priscila Facchini, ao falar em nome do secretário municipal de Educação, professor Helter, informou que a proposta da pasta é ampliar o número de salas de amamentação dentro dos próximos meses. “Novas salas de amamentação serão implementadas neste segundo semestre. Por isso é de fundamental relevância o protocolo que está sendo apresentado aqui, pois permitirá o melhor acompanhamento e monitoramento de todo este grandioso projeto”, contextualizou.

A presidente do Conselho de Alimentação Escolar, professora Patrícia Felicíssimo, ponderou que o órgão colegiado tem, ao mesmo tempo, o poder de fiscalizar as salas de amamentação, mas, também de auxiliar na evolução do projeto, que reúne elementos essenciais para a nutrição dos bebês. “Temos nota técnica que regulamenta o funcionamento das salas de amamentação e também estaremos cooperando com este momento tão significativo entre mães e filhos nas escolas municipais”, destacou.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, mencionou que a cidade é referência não só no Brasil, mas no mundo inteiro, pelo pioneirismo das salas de amamentação nas Emeis. “Proporcionamos às mulheres, às mães trabalhadoras, o direito de amamentar seus filhos durante o período em que estão nas Emeis. Trata-se de um fundamental auxílio do Poder Público de Marília, da nossa gestão, por intermédio das salas de amamentação que são totalmente equipadas e aconchegantes. Assim, as mães podem tranquilamente alimentar suas crianças”, disse.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Noticia servidores-das-secretarias-municipais-da-saude-e-educacao-de-marilia-apresentam
Há 12 horas
Servidores das Secretarias Municipais da Saúde e Educação de Marília apresentam experiência e êxito das salas de amamentação para congresso nacional