11 AGO 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Banco do Povo de Marília empresta mais de R$ 740 mil com taxas baixas de juros entre 2022 e 2023
Unidade local tem a menor incidência de inadimplência do Estado
Programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Banco do Povo Paulista emprestou mais de R$ 740 mil na cidade com taxas baixas de juros. Os números são de janeiro de 2022 até a presente data.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, o objetivo é gerar empregos e renda através da concessão de linhas de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos. “A oferta de serviços adequados a microempreendedores de baixa renda tem efeito multiplicador bastante positivo na economia e nas condições sociais nos municípios contemplados com o programa. No curto prazo, contribui para a geração de renda e, no médio e longo prazos, dinamiza e potencializa a inserção da parcela informal na economia. O serviço oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro e investimento fixo”, complementou.

Com o Banco do Povo é possível recorrer a linhas de financiamento sem burocracia e com taxas reduzidas, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. As taxas de juros variam de 0,35%, a 1% ao mês. Existem ainda linhas de empréstimos para produtores rurais.

“Os empreendedores podem utilizar o recurso para compra de mercadorias, matéria-prima, maquinas e ferramentas, e para investir, por exemplo, na reforma do empreendimento. Os valores variam de acordo com a situação do empreendimento. Pessoa física pode chegar até R$ 15 mil e pessoa jurídica até R$ 21 mil. O parcelamento ocorre em até 24 vezes para compra de mercadorias e matéria-prima, e em até 36 vezes para compra de máquinas e equipamentos fixos”, detalhou Nelson Mora.

A unidade do Banco do Povo em Marília tem a menor incidência de inadimplência do Estado e conta com um saldo para liberação de novos créditos no valor de R$ 3 milhões. “Nos anos de 2022 e 2023 foram liberados um total de R$ 742.207,70 divididos em 50 créditos efetuados. Foram 1.600 atendimentos diversos realizados em um ano e meio. Podem fazer empréstimo pessoas que desenvolvam alguma atividade produtiva nos municípios contemplados pelo programa. O beneficiário precisa estar formalizado em MEI, ME, LTDA e EIRELI. Como pessoa física ou produtor rural, deve estar ligado a trabalhos informais com um negócio há mais de 2 anos em Marília”, concluiu o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O Banco do Povo Paulista de Marília está localizado no prédio do Ganha Tempo, na avenida das Indústrias, nº 294, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das
8h às 17h.

Segundo o prefeito Daniel Alonso, a localização do Banco do Povo é estratégica. “Escolhemos o prédio do Ganha Tempo para a sede do serviço bancário paulista por conta da concentração no local de outros dispositivos públicos de apoio aos trabalhadores, como a Sala do Empreendedor do Sebrae, Procon e setor de tributos municipais. Vamos buscar sempre parcerias e ferramentas que visam fomentar os negócios de nossos empreendedores marilienses”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Mais informações sobre o Banco do Povo podem ser obtidas pelo telefone (14) 3401-2460.