25 AGO 2023
SAÚDE
CAPSi Catavento ganha obra de arte coletiva realizada pelo muralista mariliense M.H. Guijo
Artista recebeu convite da unidade de atendimento especializado em saúde psicossocial infantil e criou uma obra inédita em conjunto com as crianças
Um dos artistas plásticos marilienses de maior destaque na cidade, literalmente, Marco Henrique Guijo, o MH Guijo como assina suas obras, emprestou sua arte para mais um espaço público de Marília: as paredes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) “Catavento”, que atende exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) o público infanto-juvenil na rua Alcides Nunes, nº 1100, bairro Parque São Jorge, na zona Sul.

Suas obras, expressas em “murais”, são mais conhecidas do que ele próprio, pois se utilizam dos espaços públicos como principal forma de expressão. O muralismo é um tipo de manifestação artística feita em paredes ou painéis permanentes que traz uma intenção decorativa, didática ou conscientizadora. A técnica, também conhecida como pintura mural, surgiu no México no início do século 20. Sua maior obra em tamanho, em Marília, pode ser vista na fachada do Univem: uma pintura de 30 metros cobrindo toda a caixa d’água do centro universitário em homenagem ao médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002).

O mural recém-pintado e entregue para o CAPSi Catavento nasceu de uma iniciativa da própria unidade, que ao conhecer o trabalho do artista nas redes sociais, o convidou para conhecer a entidade e desenvolver uma ação social com os pacientes atendidos. A enfermeira responsável pelo centro, Cristina Toshie de Macedo Kuabara, conta que o convidaram e ele aceitou prontamente. “Em julho ele veio conhecer a unidade, apresentar seu trabalho e o que faz a alguns adolescentes, para conhecerem o artista, e em conjunto, o artista e os jovens e crianças, criaram um mural que representasse o sentimento do serviço prestado pela unidade na vida do adolescente, sempre com acompanhamento de nossa equipe.

A ideia do cérebro na pintura, por exemplo, representou o CAPS INFANTIL como uma mãe que cuida. A nossa entrada sem cor ganhou vida com a Arte do artista Guijo, onde o paciente CAPS INFANTIL foi protagonista e a arte foi a terapia”, conta a enfermeira. O Caps-i Catavento é um serviço de saúde especializada oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura Municipal de Marília. “A rede pública municipal de Saúde oferece suporte completo em atenção básica por 52 unidades e uma rede complementar de saúde especializada, como o Caps-i Catavento, que é específico para o paciente infantil. Ações sociais como essa, que envolvem a comunidade, a contribuição voluntária, unindo expressão, terapia e ajuda mútua, só nos deixam ainda mais convictos da gestão que o prefeito Daniel Alonso está no caminho certo, realizando um serviço de qualidade à população, principalmente na área da saúde. Parabéns ao Caps-i e ao artista pela bela e emocionante iniciativa em prol da cidade de Marília”, declarou o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

O CAPSi Catavento tem como objetivo prestar atendimento multiprofissional em saúde mental a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes até os 17 anos. O atendimento no Caps-i Catavento é requisitado pelas unidades de Saúde do município ou mesmo por demanda espontânea (direto na unidade). Basta procurar a unidade, de segunda a quinta-feira, às 7h ou às 13h (acolhimento). Os telefones são (14) 3417-4712 e (14) 3451-1660. Para conhecer o trabalho do artista plástico mariliense MH Guijo basta segui-lo nas redes sociais: @mhguijo.

Noticia secretaria-municipal-de-saude-de-marilia-inicia-reforma-na-usf-do-distrito-de-rosalia-e
Há 20 horas
Secretaria Municipal de Saúde de Marília inicia reforma na USF do distrito de Rosália e atendimento aos pacientes não será interrompido no período dos trabalhos
Noticia servidores-das-secretarias-municipais-da-saude-e-educacao-de-marilia-apresentam