Clique aqui e consulte nossas políticas.
22 SET 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Pelo segundo ano consecutivo, Prefeitura de Marília é habilitada a participar da premiação “Josué de Castro” de combate à fome e à desnutrição
A habilitação do município se deu pelo projeto “Banco Municipal de Alimentos de Marília no combate à fome e ao desperdício”
A Prefeitura de Marília, por meio do setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foi habilitada, pelo segundo ano consecutivo, a concorrer na 13ª edição do prêmio “Josué de Castro” promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional nas categorias de melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo e melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais.

O Município inscreveu o projeto “Banco Municipal de Alimentos de Marília no combate à fome e ao desperdício”, que tem por objetivo a coleta, o recondicionamento de alimentos por meio de captação/recepção de doações de alimentos, fora ou não dos padrões de comercialização, oriundos dos setores públicos e privados que comercializam, armazenam e processam os mantimentos, mantendo-se as características sensoriais e nutricionais adequadas ao consumo. As doações, seleção e higienização passam pela supervisão da nutricionista do Setor da Segurança Alimentar, vinculada ao Banco Municipal de Alimentos, e o estabelecimento que doa não tem responsabilidade na inspeção sanitária.

“Participamos pela primeira vez da premiação Josué de Castro no ano de 2022 e ficamos surpresos por sermos habilitados entre os vinte melhores programas do Estado com o projeto do restaurante popular Nosso Prato. A habilitação no ano de 2023 demonstra que estamos no caminho certo em relação à Segurança Alimentar do Município”, destacou a responsável pelo setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, servidora municipal Aline Angélica S. e Silva.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno, pontuou que “o desperdício de alimentos é um problema global que afeta não apenas a Segurança Alimentar, mas também o meio ambiente e a economia. Assim, o aproveitamento integral de alimentos tem se destacado como uma prática eficiente e sustentável, capaz de atenuar os impactos negativos desse desperdício e promover a utilização mais consciente dos recursos disponíveis. Nesse contexto, o Banco Municipal de Alimentos de Marília torna-se uma das alternativas para o aproveitamento integral de alimentos antes considerados impróprios para consumo humano, contribuindo para combater o desperdício”.

“A segurança alimentar sempre foi uma grande preocupação da gestão Daniel Alonso, e o Banco de Alimentos, além de angariar doações de produtos adequados à alimentação humana, também promoverá sua distribuição aos beneficiários dos programas assistenciais, vinculados às unidades públicas assistenciais do município, previamente cadastrados e aptos ao recebimento, contribuindo para o combate à fome e ao desperdício de alimentos. Estarmos entre os selecionados para concorrer à premiação reforça que Marília está no caminho certo”, destacou o prefeito em exercício, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-de-assistencia-e-desenvolvimento
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizam programação especial no Mês da Mulher