A Secretaria Municipal da Cultura de Marília está desenvolvendo importante projeto musical inclusivo com pessoas da Terceira Idade e deficientes visuais, oferecendo aulas de canto e coral, violão e guitarra, teclado, percussão e bateria. O projeto atende pessoas de 13 a 80 anos.
As aulas, com coordenação do maestro Otávio Caprioli, tiveram início há alguns meses com alunos da Melhor Idade do Projeto Teatro da Cidade. Desta turma nasceu o grupo de coral ‘Avós que Encantam’, com 12 integrantes e ensaios realizados na Casa de Cultura, localizada na avenida Santo Antônio, n.º 136.
Na sequência, após iniciativa da professora Maria Rosa Delmasso Rodrigues em procurar a Secretaria Municipal da Cultura de Marília, o projeto de musicalização se estendeu à Adevimari, a Associação dos Deficientes Visuais de Marília. Assim, o maestro Otávio passou a dar aulas também aos deficientes visuais, na sede da Adevimari, que fica no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, nº 245 (piso superior).
“Temos um grupo cujo objetivo é a troca de experiências entre mulheres com deficiência visual, para fortalecimento, aceitação e superação da deficiência. Essas pessoas queriam muito aprender a cantar ou tocar um instrumento, então procurei a Secretaria Municipal da Cultura de Marília, conversamos com o secretário municipal André Gomes, que prontamente nos atendeu”, contextualizou Maria Rosa.
O grupo de musicalização de deficientes visuais somam também 12 integrantes, com possibilidades de aumentar a turma. “Todos têm um sonho, estamos provando com o desenvolvimento deste projeto, que sonhos se realizam, que tudo é possível”, concluiu Maria Rosa.
Atualmente, os grupos se juntam para apresentações abertas à comunidade e já contam com agendas em locais como escolas municipais, centros comunitários, entre outros. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato pelos telefones (14) 3432-2111 e (14) 98106-9243.
Foto: Divulgação