Clique aqui e consulte nossas políticas.
28 SET 2023
DIREITOS HUMANOS
‘Morte no Nilo’, de Agatha Christie, abre a programação de leitura de audiolivros de outubro da biblioteca braille de Marília
Reuniões para a experiência literária com a obra marcante da ‘Dama do Crime’ serão nos dias 5 e 26, sempre às 14 horas
A tranquilidade de um luxuoso cruzeiro em pleno rio Nilo, no Egito, chega ao fim quando o corpo de uma bela e jovem milionária é descoberto em sua cabine. A bordo está o detetive belga Hercule Poirot, protagonista de mais de 40 livros da ‘Dama do Crime’, a inglesa Agatha Christie (1890-1976). ‘Morte no Nilo’ - que em 2022 foi adaptado aos cinemas - traz este enredo policial que desde 1937 vem encantando leitores do mundo inteiro. O romance abrirá a roda de leitura que a Biblioteca Braille ‘Delmir Serissa’ iniciará no próximo dia 5.

Será o primeiro livro do Clube de Leitura Ouvido Literário, que tem como proposta não só a leitura, mas também a discussão de obras disponíveis em formato de audiolivro. Os encontros serão realizados no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, no piso superior - avenida Sampaio Vidal, nº 245. A primeira roda de leitura será neste dia 5 de outubro de 2023, a partir das 14 horas. A segunda, abordando o mesmo livro - ‘Morte no Nilo’ - está programada para o próximo dia 26, no mesmo horário. A proposta do segundo encontro do Clube de Leitura Ouvido Literário se reunirá para discutir as impressões de leitura e conhecer a obra que será interpretada e discutida nas rodas de leitura de novembro.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Cultura de Marília, neste primeiro encontro - previsto para dia 5, às 14 horas - os participantes irão ouvir a leitura do primeiro capítulo de ‘Morte no Nilo’. O romance da inglesa Agatha Christie retrata uma aventura a bordo de um barco que navega pelas águas do rio Nilo. É nesse ambiente que uma jovem é encontrada sem vida. Cabe, então, ao detetive belga Hercule Poirot descobrir qual passageiro foi o autor do crime. A mediação deste encontro será feita pela bibliotecária Ana Laura, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Marília, a Adevimari. Para baixar o arquivo em áudio, basta acessar ao site da Dorinateca - https://dorinateca.org.br/acervo.

O audiolivro

O audiolivro consiste em um livro em formato de áudio e surgiu no Brasil na década de 1970. Conhecido também como ‘livro falado’, ou audiobook, a narração do texto pode ser feita pelo próprio autor da obra, mas também por narradores e locutores profissionais. Trata-se, portanto, de um modo flexível e inclusivo de aproveitar os benefícios da literatura no cotidiano. Atualmente, com os avanços das mídias sociais, o recurso de áudio tem sido amplamente divulgado, principalmente para pessoas que buscam ser mais produtivas. Esse formato possibilita a realização de outras tarefas enquanto notícias, podcasts e até obras literárias são ouvidas. Outros benefícios trazidos pelo recurso sonoro são a redução da fadiga visual (estimulado pelo excesso do uso de telas), melhorias na compreensão e retenção de conteúdo, estímulo à imaginação e, claro, a acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão.

Os clubes de leitura são uma importante ferramenta no estímulo à leitura, pois possibilitam a troca de experiências, a diversidade de perspectivas, a interação social e o crescimento pessoal. Além disso, permitem que o hábito da leitura seja incorporado facilmente na rotina, pois motiva para a posterior discussão em grupo. Excepcionalmente em outubro, o Clube de Leitura Ouvido Literário, se reunirá duas vezes: 5 e 26 de outubro, sempre às 14 horas. Neste primeiro encontro haverá a apresentação da proposta do clube e a escuta do primeiro capítulo do livro: ‘Morte no Nilo’, da escritora britânica Agatha Christie. Já no dia 26, segundo encontro, o grupo se reunirá novamente para a discussão das impressões de leitura e apresentação da próxima obra a ser lida.

Serviço

A Biblioteca Braille ‘Delmir Cerissa' fica localizada na avenida Sampaio Vidal, nº 245, no segundo andar do Complexo Cultural ‘Braz Alécio’. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3413-6283 ou pelo e-mail: [email protected]

Fotos: Divulgação

Noticia secretaria-de-direitos-humanos-de-marilia-wania-lombardi-e-coordenadora-do-centro