Clique aqui e consulte nossas políticas.
04 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria de Assistência Social investem em bem-estar, longevidade ativa e inclusão dos idosos
Município dispõe de Centros-dia para atendimento às pessoas idosas, favorecendo convivência participação social
A Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estão realocando o Centro Dia ‘Anos Dourados’ com a intenção de atender também os usuários da área territorial. Os Centros-dia são unidades públicas destinadas ao atendimento a pessoas idosas com algum grau de dependência e cuidados ou não, buscando evitar o isolamento social e o abandono tornando mais fácil a inclusão e a participação social.

De acordo com pesquisas recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o envelhecimento populacional têm sido um dos maiores desafios da humanidade, e o Brasil está prestes a se tornar a sexta maior população de pessoas idosas no mundo. Tendo em vista a longevidade e o envelhecimento populacional, é importante refletir sobre as novas necessidades e cuidados destinados às pessoas idosas.

Marília foi classificada em 10º lugar pelo Instituto de Desenvolvimento para Longevidade no ranking das melhores cidades para envelhecer, além disso, foi destaque nacional na capacidade em atender as necessidades básicas dessa população. Marília também possui o Selo Paulista da Longevidade que faz parte do Programa Estadual São Paulo Amigo do Idoso. Trata-se de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar a promoção de ações e políticas públicas para pessoas da terceira idade, baseando-se em quatro pilares: saúde, participação, proteção e educação.

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social alteraram o endereço do Centro Dia ‘Anos Dourados’, antes localizado na região central, para o bairro Fontanelli (zona Oeste). A área escolhida para abrigar a unidade ainda não possuía este perfil de atendimento. Para 2024, conforme informou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, a proposta da pasta é inaugurar outra unidade na zona Leste. “Dessa forma, as quatro regiões disponibilizarão o atendimento aos idosos: zona Norte, com o Centro Dia ‘Anadir Hilla’, zona Sul, com o Centro Dia ‘Irmã Dilma’, zona Oeste, com Centro dia ‘Anos Dourados’ e, futuramente, o quarto Centro Dia do Idoso, na zona Leste”, assegurou.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, enfatizou a importância de que o atendimento oferecido pelos Centros Dia do Idoso devem estar presentes no território. “O serviço oferecido pelo Centro Dia do Idoso é destinado para idosos em situação de vulnerabilidade social, dessa forma, quando pensamos em vulnerabilidade, pensamos em bairros periféricos onde existe maior número de usuários precisando do atendimento. Com essa mudança, nossa intenção é levar o serviço a quem mais precisa, além de abranger todas as regiões, Norte, Sul, Oeste, logo mais Leste e estamos visando também à área central”, afirmou.

Para o prefeito de Marília, Daniel Alonso, o atendimento social sempre deve estar mais próximo ao usuário. “É importante levar o atendimento aos usuários que precisam dos serviços assistenciais. Estamos priorizando quem mais precisa, contudo não deixaremos de atender a todos sempre com foco na dignidade da nossa população”, garantiu.

Fotos: Divulgação
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-de-assistencia-e-desenvolvimento
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizam programação especial no Mês da Mulher