Clique aqui e consulte nossas políticas.
08 FEV 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Saúde estabelecem duas UBSs para atendimento exclusivo de casos de dengue durante o carnaval
População mariliense pode procurar a rede de atenção básica na segunda-feira, dia 12 e terça, dia 13, para passar por consulta e, se necessário, receber hidratação e medicação
Os moradores de Marília que apresentarem sintomas da dengue durante o feriado prolongado de carnaval poderão procurar duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura Municipal de Marília. Na segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de fevereiro de 2024, das 7h às 17 horas, os atendimentos serão realizados na UBS Castelo Branco, na rua Adamantina, nº 15, no Bairro Castelo Branco, zona Norte, e a UBS Chico Mendes, na rua Amador Bueno, nº 1085, na Vila dos Comerciários, na zona Oeste.

Essa abertura tem objetivo de ampliar a capacidade de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde de Marília para pacientes com sintomas mais comuns e leves da dengue, deixando as unidades de Pronto-Atendimento (PA), zona Sul, e a Unidade de Pronto-Atendimento da zona Norte (UPA Norte), para tratamento de pacientes com sintomas mais graves da doença.

O secretário municipal da Saúde e médico, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, afirmou que o Maríliva vem trabalhando fortemente no enfrentamento da dengue e na luta contra os focos do mosquito transmissor da doença. “É importantíssimo que somem forças com a gente nesse combate à dengue. Ressalto a necessidade da participação de todos, mantendo suas casas limpas e fazendo vistorias em piscinas, calhas, e quintais”, alertou.

Cuidados

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. “Se a população não procurar a unidade de saúde e não comparecer para fazer o exame de sangue no dia correto de análise, a cidade fica sem parâmetros para saber e comprovar o tamanho da epidemia. Marília vai vencer essa guerra e para tanto reitero que precisamos da ajuda da população”, frisou o secretário.

Conheça os sintomas

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento.

Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados: dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), hipotensão postural e/ou lipotimia, letargia e/ou irritabilidade, aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia), sangramento de mucosa e aumento progressivo do hematócrito.

Passada a fase crítica da dengue, o paciente entra na fase de recuperação. No entanto, a doença pode progredir para formas graves que estão associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias severas ou comprometimento grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito do indivíduo.  Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes com as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas acima de 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.

Foto: Divulgação
Noticia no-dia-d-contra-dengue-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-garante-orientacao-aos
Há 3 dias
No Dia D contra Dengue, Secretaria Municipal da Saúde de Marília garante orientação aos moradores e intensifica ações de controle ao Aedes nos bairros