Marília, fevereiro de 2024. O dia 5 de fevereiro marcou a volta às aulas da rede pública de Marília e também marcou o início da parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Mind Lab, que trabalha no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A contratação do Programa MenteInovadora visa impulsionar os índices educacionais dos estudantes do Ensino Fundamental I. Ao todo, 2.352 alunos da rede municipal de Marília serão beneficiados pela metodologia que já impactou 7,3 milhões de pessoas no Brasil desde 2009.
O principal objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino. Para que as escolas se tornem epicentros eficazes para essa jornada educacional, cognitiva e socioemocional, 130 professores farão um treinamento para aplicarem as metodologias e usarem o material pedagógico de apoio.
Inclusive, o primeiro contato dos professores da rede municipal de Marília com a proposta do Programa MenteInovadora aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2024, com o lançamento de uma live para os docentes. Gisele Giacomelli, Gestora de Relacionamento da Mind Lab, e o Luiz Araújo, Gerente de Operações da Mind Lab, explicaram a importância das competências socioemocionais na infância e na vida adulta e a relação de tais competências com o aprendizado da educação básica e até mesmo com as soft skills que são valorizadas no mercado de trabalho. Além disso, também mostraram os materiais pedagógicos que o município já começou a receber.
O material pedagógico de apoio aos estudantes incluem as publicações “Livro da Família”, com orientações para explorar o jogo em casa e ampliar os impactos pessoal, familiar e social no desenvolvimento das crianças, “Livro do Aluno”, com atividades planejadas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o desenvolvimento de competências que facilitam o aprendizado de conteúdos curriculares, ‘Jogoteca’, com tabuleiros e peças de jogos integrados ao livro, que estimulam a cultura maker e a autonomia na construção do conhecimento. Os jogos funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano inseridos na rotina semanal dos estudantes do 1º ao 5º ano. Além disso, os alunos recebem também uma pasta para organizar todos os itens e contam com uma plataforma digital com jogos e atividades online.
O Programa MenteInovadora é estruturado a partir de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador. Ele é focado em um trabalho com competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e na regulação de suas emoções. Além disso, parte do material explora de modo bastante concreto a aplicação dessas ferramentas cognitivas e socioemocionais aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Os componentes dos jogos são usados para trabalhar conceitos específicos dessas disciplinas através de uma abordagem dialogada, integrada e lúdica. Isso favorece o processo de recomposição de aprendizagens, fundamental para os desafios impostos pelo contexto atual.
De acordo com as informações do head de produtos da Mind Lab, Thiago Zola, o uso da tecnologia e de jogos tem estimulado alunos e professores a desenvolverem melhor capacidades como trabalhar em equipe, cooperar e agir positivamente para o bem comum. “Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano e, associados às reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais, cognitivas e executivas dos alunos”, contextualizou. Com tal material pedagógico, a empresa já esteve presente em mais de 10 mil escolas, de 17 Estados, atingindo instituições educacionais públicas e privadas. Em duas décadas, desde sua fundação, a proposta já ajudou a capacitar 220 mil professores no Brasil.
A Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda. Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões de alunos e familiares. Atualmente atua junto a redes dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
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