Clique aqui e consulte nossas políticas.
25 MAR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura inaugura Centro de Convivência da zona Sul para atendimento a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Serviço será desenvolvido no prédio da Associação Cairbar Schutel, que manteve atendimentos sociais no local por 29 anos
O prefeito Daniel Alonso inaugurou o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da zona Sul para atendimento social a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, nesta manhã de segunda-feira, dia 25 de março de 2024. A nova unidade é mantida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e está localizada na Rua Kintaro Mitsuka, nº 1.251, no Jardim Santa Paula. O serviço acolhe o público menor de idade que era atendido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região.

“O mais importante é cuidar das pessoas. É exatamente essa a nossa luta, dar dignidade a cada um dos nossos moradores. Que ninguém de nossa cidade fique desamparado, seja uma criança, um idoso, uma pessoa em situação de rua ou uma mãe que está precisando de amparo. Com amparos, a exemplo de uma cesta básica, de um prato de comida ou até mesmo de um apoio emocional”, afirmou Daniel Alonso.

O chefe do Executivo Municipal agradeceu o trabalho em parceria com a Associação Cairbar Schutel, organizada pelo Centro Espírita Luz e Verdade, que construiu o prédio e atua na comunidade local há 29 anos. “Esse acolhimento chega por meio das políticas públicas da Prefeitura ou por iniciativa da sociedade, como essa associação, que entende que a missão mais importante da vida é cuidar uns dos outros, é exercer a verdadeira caridade que Jesus Cristo nos ensinou. É assim que construímos uma cidade humanizada e de oportunidade para todos”, completou.

Além do prefeito Daniel Alonso, sentaram-se à mesa durante a cerimônia de inauguração o presidente da Associação Cairbar Schutel, Júlio Roberto Corrêa, além do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, e seu sucessor, o ex-vereador Clóvis Melo, que assumirá o comando da pasta em breve. Também participaram os secretários municipais Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e José Antônio Almeida (Planejamento Urbano), servidores municipais, moradores da região e crianças e adolescentes que já são atendidos na unidade.

“Nós temos tido uma atenção especial com os moradores da zona Sul, com a implantação do Nosso Prato e da iluminação LED, a ampliação do tratamento de esgoto e a doação de cestas básicas, dentre outros serviços. Este aqui é mais um serviço de qualidade, que receberá crianças que antes eram atendidas nos dois Cras da zona Sul, para separar o atendimento nesses locais, deixando apenas os adultos”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social, Delegado Wilson Damasceno.

O ex-vereador e advogado Clóvis de Melo, futuro secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ressaltou a importância do projeto. “Desenvolver a cidadania e a ética da criança e do adolescente. Estamos vivendo dias difíceis, a ideia para superar é cuidar uns dos outros. E esse é o nosso trabalho, daremos sequência a esse grande trabalho”, afirmou Melo, que já desempenhou a função de secretário da Assistência Social de Marília por um período de três anos e meio.

Já o presidente da Associação Cairbar, Júlio Roberto Corrêa, relatou a trajetória do espaço e como surgiu a parceria com a Prefeitura de Marília. “É uma grande emoção ver as crianças aqui de novo. Foi um projeto que nasceu com a liderança do Manoel de Paula Saad, o ‘Seu Manoel’, do Centro Espírita Luz e Verdade, e após a pandemia ficamos de mãos atadas para continuar. Tivemos a ideia de procurar ajuda e o prefeito Daniel foi extremamente sensível à causa”, comentou.

O que é?

O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da zona Sul surgiu da necessidade de atender e ampliar o universo informacional e de ação participativa das famílias da região sul, sendo esta uma área de vulnerabilidade social, pois o crescimento econômico e o desenvolvimento urbano trouxeram problemas sociais como desemprego, dificuldades e precariedade no acesso moradia, aumento do número de crianças e adolescentes fora da rede escolar e outros problemas sociais.

O serviço era realizado dentro dos Cras Rosa dos Santos Mondelli e Teotônio Vilela. Esta é a quarta unidade do serviço de fortalecimento de vínculo. Atualmente, a nova unidade atende aproximadamente 60 menores de 6 a 15 anos, e outros 60 serão integrados durante o ano, para realizarem diversas atividades no contraturno escolar. A porta de entrada na unidade é o atendimento em um dos Cras e estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico).

Fotos Mauro Abreu

Noticia predinhos-do-cdhu-prefeitura-de-marilia-divulga-link-para-monitoramento-do
Há 11 horas
Predinhos do CDHU: Prefeitura de Marília divulga link para monitoramento do auxílio-mudança e auxílio-moradia