A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social festejaram -feira, dia 17 de maio de 2024, o Dia do Assistente Social, celebrado nacionalmente em 15 de maio. Para marcar a data, a Assistência Social organizou um café da manhã especial.
Aproximadamente 40 profissionais da gestão que atuam nos equipamentos da Assistência Social (Cras, Creas, SCFV, CDI, entre outros) participaram do encontro, que teve as presenças do vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL) - que na oportunidade representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL), e secretário municipal de Assistência Social, ex-vereador Clóvis Augusto de Mello. Também esteve prestigiando a homenagem o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Alves Damasceno, que exerceu as funções de secretário municipal de Assistência Social e de secretário municipal de Direitos Humanos.
“Não podíamos deixar essa data passar em branco. Os profissionais da nossa secretaria atuam em programas importantes e são extremamente dedicados e focados na garantia dos direitos do cidadão. Atendemos uma população que tem dificuldades para acessar os direitos, muitas vezes por questão de informação. É justamente nesse ponto que a assistente social faz toda a diferença. O profissional do Serviço Social é indispensável na luta pela igualdade, onde o trabalho é pautado em muito estudo, dedicação e comprometimento”, pontuou Mello.
O vice-prefeito de Marília Cícero do Ceasa destacou que “o assistente social é um profissional necessário na luta pelos direitos dos cidadãos mais vulneráveis”, considerou. “A comemoração serviu não apenas como um reconhecimento pelo trabalho, mas como incentivo para que os assistentes sociais continuem desempenhando suas funções com dedicação”, finalizou.
A comemoração contou com o apoio de vários parceiros, incluindo Isabela Gomes dos Santos, Maria Clara de Souza Novais, Milena Barbaroto Fenile, Mônica de Vasconcelos, Antônio Carlos Gelsi, Luciana Fonseca Freire, Mara Cristina B. Navarro, Aline Angélica Souza e Silva, Ruth Gonçalves Fernandes, Vanessa Aparecida da Costa, Tereza Machado e as empresas Dori, Bel (ZDA), Olivier Folheados e, especialmente, Menina Flor Papelaria e Presentes.
Por que o 15 de maio é o Dia do Assistente Social?
Em 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social, dedicado a lutar pelos direitos humanos e por melhores condições de vida aos grupos sociais vulneráveis. Aliás, foi nessa data que o Decreto 994/62, editado em 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regulamentam as atividades da classe.
O Serviço Social é impulsionado pelo movimento de redemocratização do País. Houve a reescrita do Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que, hoje, almejam alcançar, no horizonte, um projeto societário sem exploração e dominação de classe. Ao longo dos anos o Serviço Social vem se transformando para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.
O assistente social é uma carreira que integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fundamental à defesa e garantia de direitos. Depois de formado, este profissional pode atuar em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas privadas e em Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O profissional acompanha as famílias das comunidades e desenvolve projetos de assistência social voltado para as pessoas que se encontram em alguma situação de risco como abandono, por exemplo. Presta orientações a grupos e famílias, realiza estudos sociais, planeja, organiza e administra benefícios sociais. Atua na docência, realiza pesquisas e investigações científicas. Elabora pareceres sociais, laudos, projetos e relatórios.
Fotos: Divulgação