Desde o início da implantação, no último dia 10 de fevereiro, por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, os três polos de atendimento aos pacientes com qualquer sintoma de dengue já fizeram mais de 30 mil atendimentos em 75 dias de funcionamento – até as 9h desta sexta-feira (25) realizados 30.171 atendimentos, média superior a 402 por dia.
Do total, o polo central, localizado na APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), na avenida das Esmeraldas, 1.001, e que funciona 24 horas, realizou 22.384 atendimentos, representando 74,19%.
Em seguida vem o polo da zona Sul, que fica na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, com 4.920 pessoas atendidas (16,31%); e depois o polo da zona Norte, localizado na UBS Santa Antonieta, com 2.867 atendimentos (9,50%) - ambos atendem pacientes com qualquer sintoma de dengue das 15h às 21h.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância dos polos de atendimento. “Desde o início da administração, o prefeito Vinicius Camarinha já demostrava preocupação com o aumento que poderia ocorrer no número de casos de dengue, já que ações de controle que deveriam ter sido realizadas entre setembro e dezembro pela gestão passada não aconteceram. Diante disso, ele se antecipou e abriu os polos, que dão todo suporte às pessoas que tenham qualquer sintoma de dengue. Além disso, intensificamos todas as ações, como nebulizações costa e noturna, instalação das EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicida) e visitas dos agentes de saúde, inclusive em horário noturno e aos sábados. E para vencermos essa luta contamos também com o apoio da população, que precisa fazer a sua parte, que é vistoriar toda semana o seu imóvel, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água.”
Fotos: Divulgação