Com o início do programa de controle populacional de animais, o prefeito Vinicius Camarinha acompanhou na tarde desta quarta-feira (14), os primeiros atendimentos da ação de castração de cães e gatos promovida pela Prefeitura de Marília, em parceria com a empresa especializada BG Zangrossi.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e tem como principal objetivo garantir dignidade e saúde aos animais em situação de vulnerabilidade.
A ação, que já está em andamento, vai oferecer 70 castrações por mês, com vagas destinadas a ONGs e protetores independentes da cidade. Durante a visita ao centro cirúrgico, o prefeito pôde ver de perto os cuidados recebidos pelos animais.
“Cuidar da saúde animal também é uma prioridade do nosso governo. Estamos promovendo ações responsáveis, com atenção, carinho e responsabilidade, além de divulgar a importância da castração como medida de saúde pública. Essa parceria com as ONGs e com uma empresa preparada é essencial. Foi uma alegria visitar o centro cirúrgico e ver os animaizinhos sendo bem cuidados com todo carinho”, declarou Vinícius.
De acordo com o secretário Mário Rui, as entidades já receberam as senhas para os procedimentos. “É uma medida concreta para conter o crescimento desordenado da população animal e oferecer melhores condições aos bichinhos que vivem nas ruas ou sob a proteção das ONGs”, explicou.
Além das castrações mensais, a operação também contempla o resgate e atendimento de 22 cães abandonados em um pasto, que vivem sem contato com pessoas. Os animais serão capturados com o apoio de protetores e submetidos ao procedimento de castração.
A médica veterinária Michele Alves, responsável pela causa animal na Secretaria, destacou que a prioridade são as fêmeas, com o objetivo de evitar a reprodução descontrolada. “É uma intervenção que vai além do procedimento: é uma estratégia de saúde pública, controle populacional e respeito à vida”, afirmou.
Com a união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, Marília dá mais um passo importante na construção de políticas permanentes voltadas ao bem-estar dos animais.
Fotos: Divulgação