A Prefeitura de Marília, quer promover, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento Econômico, uma campanha para conscientizar os proprietários de veículos sobre a importância de registrar seus automóveis na cidade. A iniciativa busca ampliar a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), um tributo essencial para o financiamento de serviços públicos e infraestrutura municipal.
Segundo dados do Ministério dos Transportes, referente a 31 de maio de 2024, Marília tinha uma frota total de 189.608 veículos, incluindo automóveis, motocicletas, caminhonetes, caminhões, ônibus e outros tipos. Para 2025, a frota tributável — ou seja, os veículos registrados na cidade e sujeitos ao pagamento do IPVA — é de 114.636 veículos. A frota está dividida em automóveis: 104.700; motocicletas: 40.503; caminhonetes: 12.750; motonetas: 11.263 e outras categorias: 20.392 (Caminhões, reboques, utilitários, caminhões-tratores, ciclomotores, micro-ônibus, ônibus).
A diferença entre esses números (189.608 - 114.636 = 74.972 veículos) pode ser atribuída aos isentos de IPVA, como os com mais de 20 anos de fabricação ou aqueles que se enquadram em categorias específicas de isenção; veículos registrados em outros municípios, mas que circulam em Marília ou aqueles que estão em situação irregular, com IPVA atrasado ou pendente de regularização.
Projeção da Secretaria de Finanças e Planejamento Econômico aponta que a arrecadação total com o IPVA em Marília para este ano é estimada em R$ 146,9 milhões. Segundo o secretário da Finanças, Rafael Rastelli, 50% do valor do IPVA pago pelos proprietários (cerca de R$ 73,4 milhões) retornam para o município onde o veículo está registrado.
“Isso significa que, quando um carro está licenciado em outra cidade ou Estado, Marília deixa de receber esses recursos, que poderiam ser aplicados em áreas essenciais como saúde, segurança, trânsito e obras de infraestrutura”, ressaltou.
A estratégia a ser adotada por Marília não é inédita. Diversos municípios paulistas já implementaram campanhas similares para incentivar o registro local de veículos. São José do Rio Preto, Sorocaba e Campinas, por exemplo, fizeram ações voltadas para a conscientização dos cidadãos sobre o impacto do IPVA na economia municipal.
“Nestes casos, a mobilização gerou um retorno financeiro positivo para as prefeituras, permitindo a realização de projetos voltados para a infraestrutura viária, iluminação pública e reforço na segurança urbana”, apontou.
Rastelli apontou que o prefeito Vinicius Camarinha solicitou a todas as secretarias, sugestões de medidas que possam reduzir as despesas e melhorar a arrecadação. “O esforço deve ser conjunto, envolvendo desde o prefeito e as secretarias, até a população. Se nos unirmos, será possível superar a dificuldade financeira, para que a administração municipal possa cuidar melhor da cidade”, destacou Rastelli.
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