Evento propôs diretrizes para políticas públicas, promoveu escuta ativa e elegeu delegados para a etapa estadual
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, apoiou a realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada no sábado (24 de maio) com discussões para fortalecer políticas públicas para esta população.
Sob o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a conferência municipal teve como propósito reunir pessoas da comunidade, movimentos sociais, instituições e gestores públicos para discutir políticas que enfrentem a discriminação, assegurem direitos e fortaleçam a diversidade no cotidiano das políticas públicas.
O evento foi conduzido por Sahara Montilla, Drag, madrinha da Diversidade de Marília 2024 e representante da comunidade, e contou com apresentação cultural de Ashlley Blosson, atual miss Marília Trans 2024, que performou com uma dublagem impactante muito bem feita e de Lyryca, indígena, bissexual, mãe, psicóloga, agente da cultura Hip-hop no elemento MC e na luta pelos direitos indígenas.
A programação foi guiada por cinco eixos temáticos centrais:
- Enfrentamento à violência LGBTQIA+;
- Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+;
- Interseccionalidade e internacionalização;
- Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+;
- Saúde integral da população LGBTQIA+.
Além de fomentar a construção de políticas públicas efetivas, a 1ª Conferência LGBTQIA+ elegeu delegados para a etapa estadual, que acontece em agosto deste ano, garantindo a representatividade da capital nos debates que moldarão a política nacional voltada à população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, prevista para outubro de 2025, em Brasília.
Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, “a realização da 1ª Conferência LGBTQIA+ marcou um importante passo da Prefeitura de Marília, junto com o Conselho, no fortalecimento de políticas públicas voltadas à diversidade sexual e de gênero, reforçando o compromisso com uma cidade mais inclusiva, justa e democrática.”
Cin Falchi, presidente do Conselho Municipal LGBTQIA+, destacou que “esta foi a 1ª Conferência das Pessoas LGBTQIAPN+ do Município de Marília, e foi construída após muita luta como uma conquista para nossa população e comunidade poder se expressar e colaborar na construção de um Plano Nacional que vise maior inclusão, acesso e respeito às diversidades”.
O presidente lembrou a importância de ter um Conselho Municipal de Políticas LGBTI+ no município de Marília, que é uma entidade sem fins lucrativos, sendo possível e necessária a participação tanto da sociedade civil como do poder público. O conselho é fiscalizador, consultivo, avaliativo e deliberativo, o que significa que o participante colabora para a construção das políticas municipais de Marília, além de contar com canal de denúncias, com informações sobre como retificar o nome, estando aberto para acolher e buscar soluções junto ao poder público das demandas que chegam por seus canais oficiais. Para tanto, basta entrar no Instagram do conselho, @conselholgbtqimarilia, e acessar a bio.
A sigla LGBTQIAPN+ engloba Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos, Assexuais, Agêneros e Arromânticos; Pansexuais e Polissexuais; Não binários; e outras identidades e orientações sexuais e gêneros fluidos, reconhecendo a vasta diversidade existente.
Fotos: Divulgação