Localizada no Centro de Marília, na rua São Luiz, nº 1.295, a Biblioteca Municipal de Marília apresenta uma grande programação cultural para este sábado, dia 26 de julho, quando acontece a segunda parte da 61ª Janela Literária, com várias atividades para todas as idades.
O programa “Janela Literária” é um dia dedicado às diversas manifestações artísticas e literárias como lançamentos de livros, saraus, contação de histórias, oficinas, jogos, encontro de escritores marilienses e de Clubes de Leitura. O Janela Literária ocorre em dois sábados ao mês, com programação no período da tarde. As atividades são todas gratuitas.
Confira a programação completa:
- Projeto Legião - Oficina de RPG e Board Games
Horário: 14h às 17h30
Piso 2
Público-alvo: +10 anos
Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.
- Brinquedoteca
Horário: das 14h às 17h30
Piso 2
Crianças até 12 anos acompanhadas de um responsável.
- Clube de Leitura “Leia Mulheres”
Horário: das 14h30 às 16h
Piso 1 | Público-alvo: +14 anos
Livro: “Detalhe menor", de Adania Shibli
No verão de 1949 ― um ano depois do Nakba, episódio catastrófico que expulsou mais de 700 mil palestinos de suas terras ―, soldados israelenses atacam um grupo de beduínos no deserto do Neguev, dizimando a todos, exceto uma adolescente, que é capturada e violentada. Anos mais tarde, uma palestina busca desvendar alguns dos detalhes que cercam o caso.
O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Mediação de Giovana e Letícia.
- Clube de Leitura “Decoloniais”
Horário: 16h30 às 17h45
Piso 3 | Público-alvo: +14 anos
Livro: “Por um feminismo afro-latino-americano”, de Lélia Gonzalez
São textos produzidos durante um período que compreende quase duas décadas de história ― de 1979 a 1994 ― e que marca os anseios democráticos do Brasil e de outros países da América Latina. Além dos ensaios, fazem parte desse legado artigos de Lélia que saíram na imprensa, entrevistas antológicas, traduções inéditas e escritos dispersos, como a carta endereçada a Chacrinha, o Velho Guerreiro. (Amazon)
O projeto Decoloniais surge em 2024 com o intuito de ser um espaço para aprendizagem em conjunto, um espaço para repensar crenças limitantes e de fortalecer a prática do antirracismo. Mediação de Tamiris e Viviane.
SERVIÇO
61ª JANELA LITERÁRIA
Data: dia 26/07/2025
Horário: das 14h às 18h.
Local: Biblioteca Municipal - Rua São Luiz, 1.295 – Centro.
Entrada: gratuita
Vagas: Livre
Inscrições: não é necessário (Empréstimos, devoluções e cadastros poderão ser feitos normalmente)
Conecte-se com a biblioteca municipal!
Telefone e WhatsApp: (14) 3454-7434
Instagram: @bmmviva
Facebook: www.facebook.com/bmmviva/
E-mail: [email protected]
Consulta ao catálogo online da biblioteca:
http://servicos.marilia.sp.gov.br/biblioteca/
Endereço: Rua São Luiz, nº 1.295, Centro – Marília/SP.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Consulte a programação cultural completa no site
https://cultura.marilia.sp.gov.br/agenda/
Fotos: Divulgação