Data é comemorada com festa para usuários, familiares, autoridades e voluntários
Neste 12 de agosto, com muita alegria, festa e emoção, a Prefeitura de Marília tem muitos motivos para comemorar os 12 anos de funcionamento do Centro Dia do Idoso “Anadir Dourado de Oliveira Hila”, reafirmando o compromisso em atender os idosos, almejando sempre a qualidade de vida.
Localizado na zona Norte de Marília, no bairro Leonel Brizola, o Centro Dia do Idoso, também chamado de CDI, é um equipamento coordenado pela pasta de Assistência Social e Cidadania, que oferece cuidados e atividades socioassistenciais durante o dia para pessoas 60+, semidependentes, em situação de vulnerabilidade social, enquanto os familiares estão trabalhando e não podem cuidar adequadamente.
O acolhimento tem por objetivo prevenir situações de risco pessoal e social, o isolamento social e institucionalização da pessoa idosa, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; fortalecendo assim os vínculos familiares mediante orientações à família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso; bem como promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais, das políticas públicas setoriais e do sistema de garantia de direitos.
A comemoração contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, de funcionários, voluntários, além dos idosos atendidos e seus familiares.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, o serviço desperta a sociedade a olhar para a questão do envelhecimento e como lidar com ele. “Todos desejamos um envelhecimento saudável, com autonomia e independência, mas, muitas vezes, as famílias se deparam com situações que provocam fragilidade e vulnerabilidade. Nestes casos, o serviço é importante para garantir o direito das pessoas idosas de envelhecer com dignidade”, ressaltou a secretária.
“O CDI é uma espaço onde os idosos passam o dia com total assistência e muito carinho. É um serviço de inclusão, que busca uma melhor qualidade de vida para o idoso. As pessoas estão vivendo mais e é importante garantir uma vida com saúde e qualidade. Tudo isso é respeito aos idosos que merecem atenção e cuidados. Governar não é só pensar nas coisas físicas, no concreto, mas cuidar das pessoas”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.
Os Centros Dia do Idoso atendem idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada (graus de dependência I ou II segundo a ANVISA). Ainda como condição necessária, os familiares do idoso têm que estar trabalhando e/ou estudando, não tendo, assim, nenhuma disponibilidade de proverem os cuidados necessários ao idoso.
O Centro Dia do Idoso "Anadir Hila” fica na Rua Urias Avelino de Moraes, 912, no Conj. Hab. Leonel de Moura Brizola (zona Norte) – telefone: (14) 3415-3792.
Além do CDI na zona Norte, Marília conta ainda com outras duas unidades do Centro Dia do Idoso: CDI “Anos Dourados”, que fica na Rua José Silva, 140, no Jardim Fontanelli (zona Oeste) – telefone: (14) 3454-1327 e CDI “Irmã Dilma Lopes Coutinho", localizado na Avenida Durval de Menezes, 325, Nova Marília - telefone (14) 3316-6030. Todos com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fotos: Divulgação