Encontro teve o objetivo de promover um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre práticas inclusivas no ambiente escolar
Profissionais de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, representantes da Secretaria Municipal da Educação, de escolas particulares, da rede estadual, profissionais liberais e de outros setores participaram no último dia 9 de agosto (sábado), no Yara Clube de Marília, da palestra “Esporte e Movimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Outras Condições do Neurodesenvolvimento”, ministrada pela Professora Doutora Sinara Cristina Pereira.
O encontro teve o objetivo de promover um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre práticas inclusivas no ambiente escolar. “A presença dos professores de Educação Física foi fundamental, pois a palestra abordou estratégias para adaptar atividades físicas às necessidades de alunos com diferentes condições do neurodesenvolvimento. Essas informações são essenciais para que os educadores possam planejar aulas mais inclusivas, respeitando as individualidades e promovendo a participação de todos os estudantes”, afirmou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, a palestra contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes, alinhando suas práticas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a importância da inclusão e da diversidade no processo educativo.
“Ao adquirir novos conhecimentos e metodologias, os professores estão mais preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar e oferecer uma educação de qualidade para todos. Eventos como esse reforçam o compromisso da comunidade educacional de Marília com a formação contínua e a promoção de um ambiente escolar mais justo e acolhedor”, acrescentou Rosemeire Frazon. E finalizou. “Para estudantes com necessidades educativas específicas, a presença em um ambiente escolar acessível, acolhedor e inclusivo é fundamental para promover o desenvolvimento de sua autonomia, autoestima e engajamento no processo de aprendizagem. A inclusão escolar valoriza a diversidade, assegura a participação ativa de todos na comunidade escolar e prepara esses estudantes para uma integração plena e significativa na sociedade democrática”.
Fotos: Divulgação