Encontro finalizou a programação do mês da campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Prevenção e Cuidado à Pessoa em Situação de Violência, e em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, promoveu no último domingo (31), no período da manhã, a roda de conversa e aula prática sobre Defesa Pessoal: O que as mulheres devem saber?
Esse encontro finalizou a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate da violência contra a mulher no Brasil, instituído pela Lei nº 14.448/2022.
A roda de conversa e a aula prática foram realizadas na academia EFT, que fica na rua São Paulo, 112, na região do bairro Cascata, para mulheres de todas as idades e perfis, especialmente aquelas que estão vivenciando ou já vivenciaram situações de violência (física, psicológica, sexual, virtual, patrimonial ou moral).
O evento, que contou com as presenças das secretárias municipais Paloma Libanio (Saúde) e Valéria Cavecci (Esportes, Lazer e Juventude), foi ministrado pela delegada da DDM (Delegacia da Defesa da Mulher em Marília), Dra. Darlene Rocha Costa Tozin; e pela professora de muay thai, boxe e taekwondo, Návia Tanaka.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou o Agosto Lilás. “Durante todo o mês tivemos uma grande programação e agradeço o empenho de todo o Núcleo de Prevenção e Cuidado à Pessoa em Situação de Violência, que promoveu diversas ações e eventos, procurando conscientizar e combater a violência contra as mulheres. E nesse encontro tivemos a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, através da secretária Valéria Cavecci, que é uma grande parceira. Foi um evento bastante positivo e que certamente nos trouxe muita aprendizagem.”
Já Valéria Cavecci falou sobre a importância do encontro. “As mulheres precisam estar preparadas para enfrentar as adversidades e essa troca de experiência entre elas foi muito positiva. Parabenizo a secretaria da Saúde pelo trabalho que realiza para enfrentar e combater essa violência contra a mulher.”
O Agosto Lilás busca informar sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência e os canais de denúncia, incentivando a denúncia de casos e promovendo a prevenção e a proteção. A cor lilás foi escolhida por simbolizar respeito, e a campanha faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto.
Fotos: Divulgação