Mês de prevenção ao suicídio terá várias ações nas unidades de saúde, supermercados, Unesp e Bosque Municipal
A abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo, cujo tema é “Se precisar, peça ajuda!”, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), lotou o auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal).
Setembro é o mês de valorização da vida e de prevenção ao suicídio, sendo que várias ações estão programadas para as unidades de saúde, supermercados, Unesp e Bosque Municipal.
A cerimônia contou com as presenças do prefeito em exercício, Rogério Alexandre da Garça (Rogerinho); dos vereadores Danilo da Saúde (presidente da Câmara) e Delegado Wilson Damasceno; da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio; da superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva; da supervisora do Núcleo de Saúde Mental, Adriana Dezotti; e da supervisora da Assistência Farmacêutica, Luciana Isa.
Estiveram presentes também a neuropsicanalista Larissa Costa; o gerente do Grupo Chavantes e coordenador geral do SAMU em Marília, Osmar Oliveira; a comandante do 10º Grupamento de Bombeiros, major Lurela Tamião; a socióloga Sônia Custódio, representando a Famema (Faculdade de Medicina de Marília); a presidente da Associação Amor de Mãe, Tammy Gripa; entre outras autoridades.
A solenidade contou ainda com os depoimentos da neuropsicanalista Larissa Costa e do assessor do Meio Ambiente Saulo Tobias, além de uma dinâmica com os alunos da Associação Amor de Mãe.
O prefeito em exercício Rogerinho destacou a importância do Setembro Amarelo. “Trata-se de uma campanha muito importante e que tem todo apoio da gestão do prefeito Vinicius Camarinha. Parabenizo o trabalho que toda equipe da Secretaria Municipal da Saúde, na pessoa da secretária Dra. Paloma Libanio, realiza na saúde mental e podem ter certeza que Marília vai avançar ainda mais nessa área, mudando o rumo da saúde mental em nosso município com a construção do Caps III 24 horas na zona Sul, que já está em andamento, e vai permitir inclusive internação por até dez dias.”
A secretaria municipal da Saúde, Paloma Libanio, falou da importância em ser realizado um trabalho em conjunto. “Ninguém faz nada sozinho. Por isso, precisamos trabalhar em conjunto, unidos e com ações efetivas para combater a depressão, a ansiedade e outras doenças. Contamos com a colaboração de todos e vamos vencer essa batalha, apoiando o paciente e toda família na promoção da vida. Só tenho que agradecer o apoio de todos e durante todo o mês teremos ações de valorização da vida e de prevenção ao suicídio.”
O presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, parabenizou a todos os envolvidos na Campanha Setembro Amarelo. “Este trabalho de prevenção ao suicídio é fundamental e Marília vive um novo momento, com o resgate da credibilidade em todas as áreas. E a Câmara Municipal sempre apoia as boas ações e está à disposição para colaborar no que for possível.”
A CAMPANHA
Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa campanha.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo! Em 2025, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Fotos: Divulgação