Objetivo foi garantir que o processo avaliativo nas unidades escolares seja coerente, eficaz e adequado às crianças que chegam no Ensino Fundamental
Professores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e do Ensino Fundamental (EMEF) deram um passo importante na articulação entre os níveis de ensino. No último dia 09 de outubro (quinta-feira), foi realizado um encontro de formação na Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, que teve como foco a revisão e construção colaborativa de um instrumento de Avaliação Diagnóstica para o processo de transição das crianças para o 1º ano.
O principal objetivo da formação foi garantir que o processo avaliativo nas unidades escolares seja coerente, eficaz e adequado às crianças que chegam no Ensino Fundamental.
A abertura do encontro contou com as apresentações da supervisora de EMEI, Daniele Dayana Rodrigues de Souza, e da assistente, Fernanda Casagrande, que abordaram as bases teóricas do desenvolvimento infantil, as especificidades e os instrumentos de avaliação na Educação Infantil. Em seguida, a assistente técnica da EMEF, Profª Marisa Xavier, detalhou os conceitos de avaliação diagnóstica, as habilidades de leitura, matemática e escrita, e apresentou os instrumentos de avaliação atualmente usados nos 1º anos.
Compartilhando conhecimentos, os professores das duas etapas de ensino iniciaram o diálogo e a proposição de ideias que serão consideradas para a construção da próxima avaliação diagnostica dos 1º anos. As supervisoras Débora da Silva (EMEF) e Daniele de Souza (EMEI) finalizaram o encontro, celebrando o trabalho articulado e as boas perspectivas para a implantação desta avaliação, que está sendo construída com a participação ativa e fundamental dos docentes.
Na avaliação do encontro, a professora Carolina Mariano Vicente destacou que “o encontro de hoje foi fundamental para discutirmos sobre como a avaliação diagnóstica da Emef pode ser bem elaborada de forma a observar as potencialidades e necessidades das nossas crianças que acabaram de sair da Emei, favorecendo a aprendizagem deles e acolhendo-os de maneira respeitosa nessa nova etapa”.
Para a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, estes encontros pedagógicos colaboram para melhorar o planejamento escolar e fortalecer ainda mais a qualidade do ensino no município.
“Estas atividades estreitam o relacionamento entre nossos educadores, que compartilham conhecimentos e facilita o diálogo com as áreas de supervisão da Secretaria da Educação. No final, quem ganha com tudo isso, são os nossos alunos que terão um ensino de excelência”, finalizou Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação