A cidade Símbolo de Amor e Liberdade recebeu nesta quinta-feira, 04 de dezembro, a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, que participou do terceiro encontro da campanha "21 Dias por Elas", integrante dos "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas".
O evento, que em 2025 trata da violência digital sofrida pelas mulheres, aconteceu no auditório do Univem e integrou a mobilização nacional coordenada pelo governo federal em parceria com estados e municípios.
A ação começou em Campinas, seguiu para Fernandópolis, passou por Marília, seguirá para Morro Agudo e terminará na cidade de São Paulo, no dia 10 de dezembro, quando haverá um evento para falar sobre a rede de apoio e proteção contra a violência à mulher.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, destacou a importância da ação. “Marília foi uma das cinco cidades do interior a receber esse evento especial. A programação contou com painéis formados por mulheres do município e da região, protagonistas na defesa pelo fim da violência contra as mulheres, além da presença da secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro. Estamos honrados pela escolha e visamos o fortalecimento do diálogo, a ampliação da conscientização e a disseminação de informações sobre proteção e direitos das mulheres,” finalizou.
“Esta campanha busca ir além da temática da segurança e combate à violência, tornando-se uma oportunidade para promover ações integradas com a população, levando acolhimento e impulsionando conversas focadas na segurança das mulheres”, afirma a secretária Valéria Bolsonaro.
É a terceira vez que o Governo promove ações no âmbito da campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, intensificando iniciativas ligadas à proteção e autonomia das mulheres, pilares do movimento SP por Todas.
Participaram da mesa debates a secretária estadual Valéria Bolsonaro, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera, Delegada de Defesa da Mulher, Dra. Darlene Rocha Costa Tozin, a Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva , a presidente da OAB Marília, Dra. Alessandra Guedes, e a
Secretária Municipal da Mulher e da Família de Ourinhos, Caroline Marvuli.
Sobre os 21 Dias de Ativismo
No Brasil, a campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas" ocorre desde 2003 e é apoiada pela ONU Mulheres. A mobilização inicia-se em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, destacando a dupla vulnerabilidade enfrentada pelas mulheres negras, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Programa Reconecta Mulher
Durante o evento desta quinta-feira que contou com a presença da secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera, anunciou junto com o prefeito Vinicius Camarinha que a Prefeitura de Marília foi contemplada com o projeto “Reconecta Mulher”, que consiste na doação de aparelhos celulares apreendidos pela Receita Federal. A medida visa ampliar a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar atendidas pela rede municipal.
A proposta está alinhada à Lei Maria da Penha, à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e às diretrizes do SUAS, reforçando a integração entre políticas públicas e o atendimento especializado realizado pelo Centro Municipal de Referência da Mulher (CRMM) e pelo CREAS.
Nesta semana, o secretário de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Ramos, esteve na sede da Receita Federal, em Bauru, onde recebeu cerca de 280 smartphones, que serão destinados ao programa Reconecta Mulher.
Segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, muitos casos acompanhados pelos serviços revelam que os agressores danificam, confiscam ou monitoram os telefones das vítimas, dificultando pedidos de ajuda e o acesso à rede de proteção. O problema também afeta mulheres em situação de vulnerabilidade extrema, como beneficiárias do Programa de Aluguel Social, que muitas vezes não possuem aparelho próprio.
Com a chegada dos celulares apreendidos, o município pretende garantir comunicação segura, fortalecer o acompanhamento técnico, agilizar respostas em situações emergenciais e prevenir a revitimização. O público-alvo inclui mulheres acompanhadas pelo CRMM e CREAS, vítimas de violência patrimonial e beneficiárias do Aluguel Social sem acesso a telefone.
A iniciativa será encaminhada oficialmente à Receita Federal com base na Instrução Normativa nº 1.782/2017, que autoriza a destinação de bens apreendidos para programas sociais.
Fotos: Divulgação