22 MAI 2018
SAÚDE
Saúde terá Centro de Orientação e emissão de Certificado Internacional de Vacina

Marília passará a contar, a partir desta segunda-feira (28), com o Centro de Orientação de Viajantes, onde será realizada a emissão do CIVP (Certificado internacional de Vacinação ou Profilaxia).

O documento é exigido em alguns países para comprovar que o viajante foi vacinado contra a Febre Amarela. O serviço funcionará no piso térreo da Secretaria Municipal da Saúde, localizada à avenida Castro Alves, 61.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirma que o Centro poderá atender moradores de Marília e também cidades da região. Até então, quem necessitava do certificado tinha Bauru como opção mais próxima.

“Quando a pessoa vai viajar para o exterior, tem uma série de medidas que precisa tomar. Dependendo do destino, há uma infinidade de documentos. Então, quanto mais pudermos facilitar, melhor. Este espaço vai atender, orientar e tornar menos complicado esse momento que costuma exigir muito do viajante”, disse Kátia.

A lista com os países onde o Certificado é obrigatório está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde (www.who.int/ith/en). O documento será emitido prioritariamente para quem comprovar viagem ou conexão em algum dos países que exigem o documento.

Para obter o CIVP, o primeiro passo é procurar uma unidade de saúde e tomar a vacina exigida. A dose está disponível em todas as unidades de saúde de Marília pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e também nos serviços de vacinação privados credenciados.

A enfermeira Renata Plácido Rodrigues, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, explica que a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, dez dias antes da viagem. Para agilizar a emissão do certificado, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”.

É necessário ir pessoalmente ao Centro de Orientação ao Viajante, apresentando documento original, oficial e com foto (RG CNH ou passaporte, por exemplo); comprovante de residência; comprovante de vacinação ou caderneta original; preenchida corretamente com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde foi administrada a vacina.

ATENDIMENTO

Por ser um serviço novo, a procura da população será monitorada a partir da implantação. Na primeira fase, o atendimento ao público será às segundas, das 9h às 12h, com capacidade de emissão de até 20 certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3434-1787.

Foto: Júlio César de Carlis