09 NOV 2017
SAÚDE
Parceria atrai população masculina no Terminal Urbano e chama atenção para o ‘Novembro Azul’

Dúvidas sobre o câncer de próstata e informações sobre o atendimento para diagnóstico precoce na cidade poderão ser esclarecidas durante ação, nesta sexta-feira (09), no Terminal Urbano de Marília. Iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Unimar (Universidade de Marília).

Haverá entrega de material informativo e orientações de profissionais do município e alunos do 5º ano do curso de Medicina. O evento acontece das 09h às 16h30, próximo à área das antigas catracas. Às 09h será realizada a abertura, com a presença de autoridades e da população.

No calendário da saúde, o mês de novembro é marcado, entre outras ações, pelas campanhas de prevenção à doença que acomete homens e está cada vez mais incidente, devido à longevidade e hábitos da população. O Novembro Azul acontece por iniciativa do Poder Público, entidades, empresas e organizações da sociedade civil.

O evento desta sexta-feira foi organizado pela área de Atenção à Saúde do Adulto, com apoio do Nepem (Núcleo de Educação Permanente). Como uma das instituições participantes do programa de incentivo ao ensino-serviço da Secretaria, a Unimar irá colaborar com a participação dos acadêmicos.

COMO SE CUIDAR

Em todas as 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFSs (Unidades Saúde da Família) onde atuam as 37 equipes do programa, a população masculina pode fazer a prevenção. Basta uma consulta médica, que poderá ser seguida do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

Trata-se de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. O médico da unidade não realiza o toque prostático.

Porém, a partir do resultado do exame sanguíneo, é feito o encaminhamento para o urologista. O atendimento é feito na Policlínica da Secretaria Municipal da Saúde, que funciona na zona oeste da cidade. O número de vagas tem suprido a demanda satisfatoriamente e a espera na agenda varia entre 30 e 60 dias.

Médico Valdir Marin atende na clínica do município e acredita que a busca pelo serviço poderia ser maior. “Nesse atendimento especializado, é feito o exame de toque. Ainda existem muitos preconceitos, mas o exame é muito rápido, indolor, simples e o mais importante, pode salvar vidas. Tem gente morrendo hoje por acreditar que é possível fazer a prevenção apenas com o PSA”, disse o médico.

PSA elevado, com detecção de nódulo, gera pedido imediato de biópsia. “É um exame de custo elevado, que antes era muito difícil fazer pelo SUS aqui na cidade, mas hoje, felizmente, a Secretaria Municipal da Saúde libera 20 vagas por mês, um volume suficiente para a demanda e que está nos permitindo atendimento e diagnóstico precoce”, disse.

Homens negros ou com predisposição genética (casos de câncer na família) mais susceptíveis à doença, independente da idade. Em geral, a partir dos 45 anos, qualquer homem, tem recomendação médica para o exame. A frequência das visitas ao médico varia de acordo com os resultados.