26 JUL 2017
SAÚDE
Parceria entre Prefeitura e o Centro de Ressocialização garantem revitalização de prédios públicos

Uma parceria entre a Prefeitura de Marília, através da Secretária Municipal de Educação, e o Centro de Ressocialização da Penitenciária de Marília está garantindo a revitalização de prédios públicos na cidade. No mês de julho, durante o recesso escolar, 53 unidades em 38  municípios participam do programa Via Rápida Expresso de qualificação profissional. Na região de Marília 4 prédios já foram recuperados por presos do sistema semiaberto.

Segundo Rogério Gandolf, Diretor Geral do Centro de Ressocialização de Marília, o projeto é desenvolvido através de cursos que possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. Essa última é realizada nas escolas. “Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Em 2017, as mais de 5 mil unidades da rede paulista receberam juntas R$ 34,7 milhões para a realização de serviços de prevenção e reparos em prédios escolares. O valor por unidade é calculado a partir do número de alunos matriculados”, disse.

A última escola que recebeu as melhorias foi a EE Dr. Lourenço de Almeida Senne na zona Norte de Marília. Cerca de 20 reeducandos foram selecionados para o programa participaram da pintura geral da escola. “Foi uma mudança e tanto, nossa escola ficou repaginada e tornou-se nova com essa pintura, os alunos vão ficar encantados quando voltarem das aulas”, disse a diretora Maristela D’Andréa Baveloni Arcuri. A escola atualmente possui 450 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os outros prédios que receberam a reforma foi a EE Antônio Moral, o prédio do SAMU e a EE Maria Izabel Sampaio Vidal no Distrito de Padre Nóbrega.

A Prefeitura de Marília contribuiu com o transporte dos reeducandos para os locais que foram revitalizados e o Secretário da Educação, Beto Cavallari, acompanhou o trabalho. “Estou muito contente de participar desse projeto, essa será a porta de entrada de uma parceria entre o poder municipal com o Estado. É muito importante nossa secretaria contribuir com a formação e ressocialização desses reeducandos”, disse.

Com o repasse do Estado, as escolas podem contratar os serviços de limpeza da caixa d’água, fiação elétrica, revestimentos, conserto de vidros, janelas e esquadrias. Para intervenções de maior complexidade e que necessitam do acompanhamento de laudos e engenheiros – como a construção de quadras e ampliação de prédios –, a Diretoria Regional de Ensino realiza um processo diferente que envolve uma autorização feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A ação é uma entre as secretarias estaduais de Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Administração Penitenciária (SAP) e Prefeituras Municipais.

Fotos: Mauro Abreu