13 MAR 2017
OBRAS PÚBLICAS
Servidores Municipais participaram em Brasília do 1º Workshop do Centro de Iniciação ao Esporte em Brasília

Os Servidores Municipais, Daniela Bueno, Doris Mota e Ailton Aparecido da Silva, e o secretário Municipal de Obras Públicas Avelino dos Santos Modelli participaram do 1º Workshop do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Brasília, no último dia 9. O evento teve como objetivo dar direcionamento e prestar esclarecimentos sobre a construção do Centro e o plano de gestão que é condição para prestação de contas do final do contrato.

Importante ressaltar que o programa visa ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério de Esporte desenvolveu a concepção do CIE no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Participaram do evento 48 prefeituras, autoridades ligadas ao esporte e o secretário  Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima , que falou sobre a importância da construção do CIE e informou que a primeira cidade do país a ter inaugurado um CIE foi Franco da Rocha/SP. “O projeto do Centro de Iniciação ao Esporte está em andamento em 95 municípios do país. Franco da Rocha foi a primeira cidade a inaugurar o “Centro”. Importante destacar que os CIEs estão sendo construídos em áreas menos favorecidas para incluir pessoas e também democratizar o acesso ao esporte nas regiões carentes de cada município. É importante lembrar  que cada cidade, em sua prestação de contas deverá apresentar um plano de gestão, pois é fundamental o comprometimento do município para a manutenção do CIE ”, explicou.

Luiz Lima disse ainda que tem uma relação afetiva com Marília, pois era amigo e fã do nadador mariliense Tetsuo Okamoto. O titular da pasta também foi nadador e foi campeão olímpico em 1996 (Atlanta/EUA) e em 2000 (Sydney  – Austrália), nos 400 e 1500 m livres, os mesmos estilos do nadador mariliense.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento, comentou que a SEL estava representada no evento por duas servidoras de carreira Doris e Daniela, que foram receber orientações para a elaboração do Plano de Gestão que é condição para a Prestação de Contas Final do contrato. “O plano de gestão é documento relevante para planejar a devida utilização do CIE, em todas as suas dimensões: financeira, atividades esportivas e outras. Ou seja, é uma politica pública que ultrapassa mandatos. É isso que queremos, que a Prefeitura crie alternativas que incentivem e fomentem o esporte para todos.” disse Nascimento.

Segundo o secretário Municipal de Obras Públicas, Avelino dos Santos Modelli, o Workshop foi excelente, pois serviu para esclarecer algumas dúvidas em relação à construção do CIE. “A obra é muito complexa e o evento tirou algumas dúvidas da Secretaria de Obras. É um investimento grande que gera em torno de R$ 4 milhões, com contrapartida de aproximadamente R$1 milhão do município. O prazo para início da obra tem data limite até o dia 30 de junho de 2017, a Prefeitura já tem uma empresa contratada para realização da obra”, informou o titular da pasta.

O CIE de Marília estará localizado na zona sul da cidade, possuirá 3.750 m² de área construída e contará com Ginásio Poliesportivo (arquibancada para 177 lugares), Área de Apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e Estruturas de atletismo.

Eduardo Nascimento comentou ainda que, provavelmente, na próxima semana a Prefeitura dará a ordem de serviço para o início da construção. E destacou que o esporte é um tripé, o qual promove a inclusão social, a melhora da qualidade de vida, a formação e iniciação de atletas. “Este projeto do CIE mostrará para a população que o esporte é um dever do Estado, e que uma gestão democrática e participativa promove o acesso a este direito para todos” finaliza Nascimento.

O prefeito Daniel Alonso comemora a conquista e reforça a importância da atenção às atividades esportivas. “A Prefeitura tem como meta a viabilização de políticas públicas que vêm ao encontro das necessidades básicas para uma vida de qualidade. O esporte é, sem dúvida, fundamental para a formação física, psicológica e emocional daqueles que se dedicam às mais diversas modalidades. O investimento tem retorno incalculável para o município, já que os resultados alcançados estão ligados, principalmente à aspectos da  medicina preventiva, educação e cultura”.

Noticia prefeitura-de-marilia-promove-mutirao-de-manutencao-das-ruas-danificadas-pela-chuva-nas
19 MAR 2024 - 11h11
Prefeitura de Marília promove mutirão de manutenção das ruas danificadas pela chuva nas zonas Sul, Norte e Oeste
Noticia obras-de-adequacao-no-camelodromo-de-marilia-entram-em-reta-final-para-receber-auto-de