28 OUT 2015
CULTURA
Visitas e protocolos de parcerias comerciais e educacionais marcam a visita do prefeito de Higashihiroshima a Marília

Em Marília, desde a segunda-feira (26), o prefeito da cidade irmã, a japonesa, Higasgihiroshima, Yoshio Kurata completou nesta terça-feira (27) a agenda de visita na cidade brasileira. Ao lado do prefeito de Marília, Vinicius Camarinha e acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Higashihiroshima, Nomuro Yamashita e do chefe de gabinete, Tumihiko Sobiki, Kurata participou pela manhã de solenidade que reafirmou a fraternidade das duas cidades, quando houve o hasteamento das bandeiras de Marília, do Estado de São Paulo, do Brasil e do Japão. As autoridades também efetuaram o plantio de uma muda de Pau-Brasil para simbolizar a amizade dos povos.

“Foi mais um dia de agenda cheia, inclusive com uma reunião de trabalho, onde celebramos as relações comerciais, os intercâmbios, os protocolos de intenção, afinal, as cidades são irmãs desde o início da década de 80 e existe muito interesse nessa troca de experiência, tecnologia e conhecimento”, disse o prefeito Vinicius Camarinha, que revelou a intenção de uma indústria alimentícia japonesa em se instalar em Marília.

Vereadores e secretários municipais participaram da solenidade que contou com a apresentação da Banda Marcial Cidade de Marília.

Da Prefeitura, a comitiva seguiu para uma visita na Unimar e pode conhecer a produção de alimentos à base de soja, como leite e biscoitos, a granja leiteira, a produção de ovinos e o Hospital Universitário.

“Fizemos questão de trazer os políticos japoneses para conhecer um pouco mais da cidade, são locais de destaque, que enchem a cidade de orgulho. Mostramos a estrutura da Unimar e sua produção, a importância que a educação tem para o município de Marília”, destacou Vinicius.

Ainda na universidade, o prefeito Yoshio Kurata e seus acompanhantes puderam provar dos produtos de soja que são comercializados junto à comunidade.

“Aqui na unidade o carro-chefe é a bebida de soja, nos sabores pêssego, morango, banana e natural, além de bolo e bolachas doces e salgadas, todos de soja. Oferecemos à comitiva os nossos produtos e ainda mostramos os produtos que são produzidos na Fazenda Experimental”, disse a tecnóloga em alimentos e responsável pelo Planeta Soja/Unimar, Maria Angélica Cremasco da Silva.

Na Unimar, as autoridades foram recebidas pela vice-reitora Regina Lúcia Losasso Serva, pela pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva e pela diretora do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva Reis.

“É uma honra poder receber essa comitiva, uma oportunidade de intercâmbio de experiências, quem sabe um momento rico para a troca de protocolos avançando para áreas de tecnologia, de saúde e pesquisa”, ressaltou a pró-reitora Fernanda Mesquita Serva.

O prefeito Yoshio Kurata elogiou a estrutura da Unimar e agradeceu a receptividade. “Vou embora feliz com tudo o que vi em Marília e na Unimar. A cidade irmã de Higashihiroshima está bastante bonita, desenvolvida e organizada. Agradeço o carinho e atenção de todos”, disse o político japonês.

Ainda na manhã desta terça-feira e no auditório do gabinete do prefeito Vinicius Camarinha, houve a troca de lembranças dos dois países e ainda a celebração de compromissos visando o desenvolvimento das duas cidades.

Os vereadores Herval Rosa Seabra (presidente da Câmara Municipal), Marcos Santana Rezende e Sílvio Harada fizeram a entrega do título de visitantes ilustres ao três representantes da política japonesa.

Na sequência, o prefeito Vinicius Camarinha entregou também o título de Hóspedes Oficiais do Município ao prefeito Yoshio, ao presidente da Câmara Yamashita e ao chefe de gabinete Sobiki.

“Uma satisfação poder ter participado dessa visita dos representantes da nossa cidade irmã de Higashihiroshima, que essa troca de experiência possa ser benéfica para a nossa cidade. A parceria é histórica e importante, são cidades parecidas com cerca de 200 mil habitantes cada e que podem se ajudar no desenvolvimento”, destacou o presidente do Legislativo mariliense.

Dirigentes do Marília Atlético Clube presentearam os japoneses com camisas oficiais do clube.

Fotos: Lígia Ferreira