09 SET 2015
Prefeitura apresenta Plano Diretor de Água e Esgotamento Sanitário

Audiência na manhã desta terça-feira (08) no auditório do gabinete do prefeito Vinicius Camarinha, apresentou o Plano Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Marília para os próximos 35 anos. De acordo com o chefe do Executivo, o levantamento faz parte de um diagnóstico do sistema de água e esgoto do município. “Esse plano deveria ter sido realizado em 2010 e não foi colocado em prática, é um mapa fundamental para a administração municipal de como, quando e onde investir no abastecimento de água, tratamento de esgoto frente ao crescimento da cidade. Fizemos a revisão desse estudo e vamos colocá-lo em prática com total responsabilidade, sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e, além disso, não é um estudo a curto prazo, mas sim um planejamento completo com perspectiva de crescimento de Marília até 2050”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

A explanação do Plano de Água e Esgotamento Sanitário foi realizada pelo engenheiro ambiental e sanitarista, José Everaldo Elorza Prado, também professor da Unicamp e responsável por levantamento semelhante do município de Campinas.

“O que está claro é que o município ficou por muito tempo, principalmente nesses últimos oito anos, sem investimentos no abastecimento de água e no tratamento do esgoto. Não foram perfurados poços, não houve modernização na rede de distribuição, na aquisição de novos equipamentos e coube a nós, agora, acharmos uma solução para todos esses problemas. O país está quebrado, a empresa que executava a obra do esgoto, a OAS, também quebrada, está em recuperação judicial. A economia atual do Brasil prejudicou ainda mais a situação do nosso município, não temos mais recursos para fazermos novos poços e para a conclusão da obra do tratamento do esgoto”, revelou o prefeito.

Vinicius ainda ratificou na reunião que o que pode ser feito até agora pela administração municipal foi colocado em prática, com o apoio de recursos federais e estaduais: a perfuração de 10 poços, construção de reservatórios e investimentos em adutoras.

“A nossa intenção é resolver essa situação e garantir o abastecimento para as residências, para o comércio e para a indústria. Sabemos que a água é fundamental para o crescimento da cidade. Porém, os números são assustadores, o Plano Diretor apontou que Marília precisará de R$ 500 milhões para investimentos no setor ao longo dos próximos 35 anos, quando já é de conhecimento que Marília terá aproximadamente R$ 80 milhões, ou seja, existe um déficit significativo de mais de R$ 400 milhões, não é brincadeira, é o desenvolvimento do município que está em jogo. Com esse levantamento em mãos vamos definir as alternativas e tudo será apresentado à sociedade de forma séria e transparente”, ressaltou Vinicius Camarinha.

Empresários, lideranças comunitárias, secretários municipais e os vereadores Marcos Santana Rezende (vice-presidente), Luiz Eduardo Nardi, Sônia Tonin, José Expedito Carolino (Capacete), Sílvio Harada e José Bassiga acompanharam a audiência.

Na reunião foi apresentado um vídeo com a situação financeira da Prefeitura de Marília, além de dados gráficos e fotos da realidade no abastecimento de água na cidade, com pontos sucateados, rede tecnicamente defasada e comprometida.

“A nossa experiência nos mostra que quando um município chega num ponto em que está Marília, ou seja, muitos anos sem qualquer investimento, sem planejamento antecipado, as medidas agora têm caráter emergencial. O que mais nos chamou a atenção nesse levantamento é o montante para o investimento, afinal, a cidade ficou por muito tempo sem qualquer modernização na rede, no abastecimento de água. É preciso muita coragem do prefeito para a busca de alternativas para esses recursos, não é possível manter como está, o município está muito prejudicado”, disse o engenheiro ambiental.

O Plano Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Marília foi elogiado pelo empresário do ramo imobiliário, Roberto Borghetti. “Enaltecemos a atuação do ex-prefeito Armando Biava que lá no passado fez importantes investimentos, tinha visão da importância do abastecimento de água. Enalteço também a preocupação da prefeitura que está buscando solução para o problema da falta de água e para o tratamento do esgoto na cidade. A rede de distribuição é antiga, o problema é sério e a cidade precisa crescer. A prefeitura está correta em mostrar tudo isso para a sociedade, porém, analisamos que a sua preocupação é global, é extremamente e voltada para futuro”.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Luiz Eduardo Nardi e também ex-diretor do Daem (Departamento de água e Esgoto de Marília) destacou, “temos conhecimento de como as coisas funcionam e sabemos da necessidade legal do Plano de Saneamento para o crescimento da cidade. É importante que todos conheçam, principalmente, pessoas que de certa forma estão ligadas ao desenvolvimento, construção de casas e instalação de novas indústrias e empreendimentos”, concluiu Nardi.

Fotos: Lígia Ferreira