31 AGO 2015
Batizado de Capoeira marca encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

De acordo com o mestre Edvaldo Pedreira (Grupo Marília-Brasil), coordenador do projeto, o batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda. O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo seja ele mestre, contramestre ou o professor da turma.

A solenidade aconteceu no Paço Municipal e foi acompanhada pelo prefeito Vinicius Camarinha, pelos secretários Hélio Benetti de Assistência Social, Fátima Gatti da Educação e Renata Devito de Governo Trabalho e Inclusão, além de diretores da Apae e capoeiristas da região.

“Desde o início do nosso governo fortalecemos o vínculo com entidades e escolas como a Apae, que é uma unidade especial, séria e que presta um trabalho único para esses alunos. Rendo minhas homenagens aos organizadores desse projeto, os alunos e seus familiares. É uma alegria poder compartilhar desse sentimento de realização dos alunos”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

“É um projeto importante da parceria Prefeitura/Apae de socialização, partilha, de incentivo ao canto e de atividades físicas. Uma experiência inédita, já que não existia em outras administrações. Essas parcerias foram firmadas para um melhor atendimento à população, claro que obras físicas são importantes, porém a maior e melhor obra é aquela que você faz com o ser humano e para o ser humano”, destacou o secretário de Assistência Social, Hélio Benetti.

Para o professor de capoeira Fernando Cicconello, o resultado junto aos alunos é extremamente satisfatório. “Desde o início, reconhecemos progresso no desenvolvimento dos estudantes, melhora real na qualidade de vida, coordenação motora e até na fala, já que trabalhamos também com o canto, tão tradicional na capoeira. As aulas são realizadas às terças e quartas-feiras, das 8 horas às 9 horas e também no período da tarde, das 15h30 às 16h30”.

A diretora da Apae, Áurea Lúcia Bravo agradeceu a parceria com a Prefeitura para a realização do projeto. “As atividades de capoeira vêm de encontro com o tema principal da Semana da Pessoa com Deficiência, que é a autonomia. É um trabalho muito bem realizado, a dedicação do mestre Pereira, do professor Fernando, o amor e o carinho na aplicação das atividades junto aos deficientes são de emocionar, agradecemos muito toda essa atenção e a parceria com o poder público para as aulas de capoeira”, concluiu Áurea Bravo, que completou que aproximadamente 40 alunos participam do projeto.

Fotos: Mauro Abreu