18 AGO 2015
SAÚDE
Poliomielite: 4.440 crianças são imunizadas em Marília no dia D da Campanha Nacional de Vacinação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Saúde, divulgou nesta segunda-feira (17), o balanço do dia D de lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e atualização das cadernetas de vacinação para o ano de 2015. No total, 4.440 crianças de seis meses a cinco anos de idade foram imunizadas contra a pólio – no sábado (dia 15), nas unidades de saúde do município.

“A campanha vai até o próximo dia 31 de agosto. Não haverá prorrogação por parte do Ministério da Saúde. Por isso, é muito importante que os pais procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível, para mantermos assim erradicada a poliomielite em nosso país”,  comenta Rachel Ramirez, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

O público-alvo das campanhas em Marília é estimado em aproximadamente 11.760 crianças. Por tratar-se de duas campanhas simultâneas sendo uma de vacinação indiscriminada (campólio) e uma de vacinação seletiva (atualização de cadernetas) é necessário que a caderneta de vacina seja apresentada juntamente com o cartão do SUS no comparecimento à unidade para vacinação.  “A imunização é uma das maiores intervenções em saúde pública na prevenção de doenças e óbitos, principalmente em crianças. Ela é fundamental no controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis. Graças às ações de vacinação, conseguimos erradicar a poliomielite do país. No entanto todos os países estão em alerta, e as ações de prevenção continuam com o objetivo de impedir que a doença volte a circular onde já está erradicada”, afirma Rachel Ramirez.

A supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica destaca ainda que o governo estadual prorrogou também até o dia 31 de agosto a vacinação contra a gripe no município.

“A vacinação para os grupos de gestantes e em crianças de seis meses até 5 anos de idade está com percentual bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. A nossa preocupação é grande, por se tratar de um público bem sensível às doenças respiratórias. Vamos continuar também com a imunização até o dia 31. Crianças e adultos que ainda não foram imunizados devem procurar rapidamente os nossos postos de saúde. A gripe é bem diferente do resfriado. A doença pode avançar para uma pneumonia e causar até a morte”, finaliza Rachel Ramirez.

Foto: Wilson Ruiz