12 AGO 2015
SAÚDE
Combate à dengue: Agentes de saúde realizam ações educativas e de nebulização na área central da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do Setor de Divisão de Zoonoses – está dando prosseguimento nesta semana, aos trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue. Nesta terça-feira (11), agentes do controle de endemias promoveram ações educativas e de nebulização na Área Central e também no Bairro Salgado Filho. As atividades nesta região da cidade vão até sexta-feira, dia 14.

“A nebulização é realizada em um raio de 300 metros dos locais que tiveram casos positivos. Consiste na aplicação manual de inseticida, pelas nossas equipes de agentes de controle de endemias, no interior daqueles imóveis onde já foi realizada a visita para o Bloqueio e Controle de Criadouros (BCC), para a eliminação da forma adulta do vetor (mosquito). Esta é uma ação pontual para eliminar os mosquitos que podem estar contaminados e cuja eficácia é comprometida se as ações de identificação e remoção de criadouros, orientadas pelos agentes não forem realizadas permanentemente pela população”, afirma Lupércio Garrido Neto, coordenador do Setor de Divisão de Zoonoses.

Além da aplicação de inseticidas, a Secretaria Municipal da Saúde está promovendo também ações educativas junto à população para orientar na prevenção e controle do mosquito da dengue. “Estamos realizando vários trabalhos educativos com os moradores da cidade. Nos primeiros dias de agosto, as nossas equipes instalaram mosquitófago e distribuíram materiais de orientação no Jardim Figueirinha. Também fizeram a entrega de materiais educativos nos bairros Barbosa, São Lourenço e Centro. E nesta terça-feira fizemos ainda a exposição de um mosquitófago no Hospital Materno Infantil para divulgar a importância do combate ao mosquito”, destaca Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Levantamento – Durante as visitas de vistoria aos imóveis, no mês de julho, os agentes de saúde realizaram um levantamento das áreas em que há recipientes com a maior incidência de criadouros do mosquito:

Bairros                   Recipientes com maior incidência de larvas

Cascata                    Lata, pote e frascos – vaso sanitário – vasos de plantas

São Miguel              Vaso de plantas – vaso sanitário – lata pote e frascos

Bandeirantes                      Planta na água – pneu – ralo interno

Jd. América              Vaso sanitário – piscina – planta na água

Alto Cafezal             Prato de planta – ralo externo – lona

Chico Mendes         Lata, pote e frascos – vaso sanitário – ralo interno

Jd. Cavalari             Bebedouro de animal – vaso sanitário – ralo interno

Jd. Teruel                 Vaso de planta – ralo externo – bebedouro de animal

Argolo Ferrão           Peças e sucatas – ralo interno – lata pote e frascos

“A grande maioria dos criadouros do mosquito está no interior dos imóveis. Os ovos do mosquito transmissor, ao serem depositados em qualquer recipiente, sobrevivem viáveis por mais de um ano e existe ainda a possibilidade de introdução de novos sorotipos de dengue e até de novas doenças graves, como a febre chikungunya e a zica virose. Além disso, a presença de criadouros do inseto pode gerar mais riscos no momento em que retornar o período chuvoso e também situações difíceis de serem controladas pelas equipes de profissionais de saúde. Por isso, reiteramos que é preciso ficar vigilante e sempre atento no combate ao mosquito”, conclui Danilo Bigeschi.

Foto: Wilson Ruiz