22 JUN 2015
Marília participa de Encontro de Dirigentes Culturais em Osvaldo Cruz

Realizado na última quinta-feira, dia 18 de junho, o Encontro de Dirigentes Culturais, que aconteceu nas dependências do Cine São José, no Centro Cultural, em Osvaldo Cruz, reuniu cerca de 80 pessoas entre ativistas culturais, Secretários Municipais de Cultura e artistas. Marília foi representada por Tais Monteiro, Secretária Municipal de Cultura e Denise Campos Justino, Assessora Técnica.

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Cultura que esteve representada por José Roberto Sadek, Secretário Adjunto, Osterno de Souza, Assessor, Carla Fatio e Luiz Vinha, representantes da Abaçaí Cultura e Arte.

Apesar de o convite ter sido estendido para mais de 140 municípios, pouco mais de 50 estiveram representados em sua 18ª edição. A opção por fazer o Encontro no interior foi originada por três fatores: orientação do governador, economia e necessidades de estar mais perto dos municípios e um dos objetivos foi promover debates sobre a cultura em todo o estado, atender as reivindicações e interação entre os municípios.

Houve a abertura e coordenação dos trabalhos pelo Adjunto Sadek que apresentou alguns dos principais projetos e programas da Secretaria de Estado bem como suas atribuições, desdobramentos e incidências. Alguns dos citados: OS-Organizações Sociais, Projeto Guri, Oficinas Culturais, Circuito Cultural, Revelando São Paulo, Viagem Literária, Virada Cultural Paulista, Mapa Cultural Paulista, Ópera Curta e Pontos MIS.

Durante o evento, houve também espaço para os dirigentes apontarem suas dúvidas, dificuldades e observações, garantindo o diálogo, o aperfeiçoamento e estudos de estratégias que poderão ser utilizadas pela gestão cultural no momento atual.

Um dos assuntos comentados foi o declínio na arrecadação, na falta de recursos na União, nos Estados e nos Municípios quando a Cultura é um dos primeiros setores a ser afetado em tempos de vacas magras e medidas devem ser tomadas para minimizar o impacto.

Segundo Sadek “É urgente a necessidade dos gestores culturais mudarem suas posturas, ampliando sua atuação, gerindo bem os fundos existentes e poucos recursos, de serem articuladores de operações culturais além de sugerir e acatar outras alternativas. Algumas alternativas são: emendas parlamentares, leis de incentivos, lei de fomento e o mais importante, as parcerias locais através de indústrias, entidades de classe, comércio, sociedade civil, porque temos que manter os artistas atuando e a população usufruindo da arte”. A iniciativa privada tem uma liberdade que através de lei de incentivo não tem, pela facilidade do pagamento direto aos artistas e fornecedores.

Sadek destacou também que mesmo com as dificuldades, os projetos da Secretaria de Estado estão caminhando, não como foi planejado, mas como foi reformulado em fevereiro sofrendo algumas adaptações usando alguns critérios: Não parar com os projetos, não deixar o cidadão sentir diminuição ou falta e economizar nas áreas “meio” e não nas áreas “fim”.

Em relação às leis de incentivo, Sadek deu algumas dicas: Incentivar os artistas e grupos locais a se transformarem em pessoa jurídica, pois a formalização significa mais profissionalismo, maior credibilidade junto aos possíveis apoiadores, facilita a prestação de contas e ainda, que o proponente deve procurar captar os investidores antes de enviar os projetos à comissão de análise.

Outro exemplo muito eficaz é a formação de associações pontuais, onde alguns municípios vizinhos se unem para fazer projetos que as abarque, exemplo, uma empresa que presta serviços a estes municípios pode patrocinar um projeto comum a todos eles, beneficiando a todos.

Por fim, após o coffee break, houve um período para que os dirigentes se manifestassem em relação a suas necessidades, sugestões em relação a alguns projetos da Secretaria de Estado. A Secretária Tais Monteiro aproveitou para falar da dificuldade da implantação da lei de Incentivo em Marília ficando acertado de enviar ao Secretário as dúvidas e entraves para que ele possa auxiliar no que for possível.

A reunião foi encerrada após apresentação de projetos culturais de Osvaldo Cruz como o Projeto Guri, academia Fabiane Ortega, Capoeira e Dança de Rua.