01 JUN 2015
Definidas as seletivas da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista

Após encerramento do prazo de inscrições para a Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista no último dia 29, sexta-feira, e com todo um trabalho de divulgação e ligações para grupos e artistas, Marília teve inscrições em 5 das 7 linguagens: Artes visuais, Dança, Literatura, Música Instrumental e Teatro. Desta vez não houve inscrições para vídeo e canto coral.

O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no nosso Estado. Possui a Fase Municipal, depois os selecionados passam para a Regional e os selecionados nesta, para a Estadual que acontece em 2016.

Na Fase Estadual, serão selecionadas 20 propostas artísticas, sendo pelo menos uma de cada categoria, que receberão o valor de R$2.000,00 como Prêmio Estímulo e destaque no catálogo que será produzido.

A Secretaria Municipal da Cultura, parceira na realização tem o prazo até 10 de junho para realizar os eventos nos quais serão selecionados os trabalhos ou obras que representarão o município.

No dia 3 de junho, às 14 horas, no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária acontecerá a seletiva de Artes Visuais. A exposição das obras permanecerá até o dia 30 de junho e o horário de visitação é das 5 da manhã à 1 hora da manhã do outro dia.

Já a seletiva da linguagem de Literatura será no dia 8, segunda-feira às 10 horas na própria Secretaria onde jurados estarão analisando contos e poemas inscritos. A seletiva de Música Instrumental, Dança e de Teatro será no dia 9 de junho, terça-feira às 19h30 no Auditório “Prof. Octávio Lignelli”. No teatro apenas o Grupo Quasilá se inscreveu com o espetáculo “Trágicos”.

Segundo o Regulamento, para Grupo de Teatro Quasilá, como foi o único inscrito em sua expressão, não há necessidade de realização de evento para a seleção, porém, neste caso a Comissão de Seleção deverá emitir um parecer que justifique a inscrição para a Fase Regional.

Para cada seletiva existe uma Comissão de Seleção composta com o mínimo de 2 e o máximo de 3 jurados, de reconhecido saber nas respectivas expressões, sendo obrigatório que pelo menos um deles seja de outro município. A Comissão emitirá um parecer que justifique a escolha do artista ou grupo para a Fase Regional. Até o dia 30 de junho o relatório da Fase Municipal será encaminhado para a Abaçaí com todos os resultados.

“Estamos na torcida para que nossos grupos e artistas locais possam passar na seletiva e prosseguir para a próxima fase e já estaremos pleiteando também, junto à Abaçaí para que nosso município possa ser uma cidade-sede, ou seja, que realizará seletivas da Fase Regional em cada Região de Mapeamento”, disse a Secretária da Cultura, Tais Monteiro. A responsável pelo Mapa em Marília é a Assessora Técnica da Secretaria M. da Cultura, Denise Campos Justino.