14 MAI 2015
AGENDA CULTURAL
Artista mariliense é premiado no Salão Território da Arte de Araraquara

O Território da Arte de Araraquara já selecionou e escolheu os premiados de sua 13ª edição, a ser realizado no dia 15 de maio, às 19h30, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, quando será a entrega dos prêmios aos artistas participantes. A mostra de artes plásticas seguirá até 30 de junho, numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A cidade de Marília mais uma vez foi muito bem representada e o Prêmio Aquisição Acadêmico irá para: Alison de Sando, pela obra em óleo dobre tela “O Amolador”; e também para Márcia Misawa, da capital São Paulo, com a aquarela “Picos de Europa”. O Prêmio Aquisição Moderno/Contemporâneo será entregue a Nicolielo, de Nova Europa, com a obra “Boate Azul”; e Valle Fausto, de Araraquara, com as obras “Família” e “2 Mulheres” (acrílica sobre tela).

“Não é o primeiro prêmio que recebo por esta obra, em 2013 recebi a Medalha de Ouro no 10º Salão Ubatuba de Belas Artes, mas agora me despeço do “O Amolador” por ser prêmio-aquisição”, disse com muito entusiasmo o artista Alison,  que também é servidor público da Prefeitura Municipal de Marília.

Apesar do gosto pelas artes e por ter iniciado nos desenhos e pintura desde criança com o incentivo da avó, Alison começou a carreira como artista recentemente e sempre contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura que auxiliou na sua ida a Ubatuba, e depois de reconhecer seu talento, sempre o convida para as exposições temáticas da Galeria Municipal de Artes, para exposições no CEJUSC/Unimar, Hotel Estoril, Marilia Shopping, Polo Cultural da Sala de Embarque – inclusive tem obras na Exposição “Grandes Artistas de Marília” que esteve em cartaz no Marília Shopping, Galeria Edith Santos de Garça, MAPA-Museu de Arte Primitiva de Assis. Recentemente Alison foi convidado por uma curadora de São Paulo para uma Coletiva no Palácio da Justiça em São Paulo que deverá acontecer em junho deste ano.

Com participantes oriundos de 30 cidades, de sete Estados do país, como Araraquara, Curitiba-PR, Mogi das Cruzes, Leme, Uberlândia-MG, Porto Alegre-RS, São Paulo, Piracicaba, São José do Rio Preto, Campinas, Limeira, Américo Brasiliense, Dourados-MS, Barra de São João-RJ, entre outras diversas cidades, este ano foram selecionados e convidados 118 artistas e 197 obras. A mostra conta com as seguintes modalidades artísticas: Acadêmica, Moderna, Contemporânea, nas categorias: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Novas Mídias e Intervenção Urbana.

No total serão mais de 300 obras em exposição, já que além dos selecionados e convidados, também há a participação da Sala Especial, do Territoriozinho e do Foto Clube Aracoara e nesta edição a referência é a aquarela – técnica que superou preconceitos e que, por sua suavidade e versatilidade, além de inúmeras possibilidades cromáticas – passou a ser amplamente utilizada no Brasil e no mundo.

O Território da Arte tem como objetivo dar visibilidade a produção das artes visuais; estimular, promover e premiar o artista; e proporcionar ações educativas e formação de público.

No regulamento foi estipulado os seguintes prêmios: Prêmio Aquisição – Moderno/Contemporâneo, Prêmio Aquisição – Acadêmico, Prêmio Medalha de Ouro (pelo conjunto), Prêmio Medalha de Prata, Prêmio Medalha de Bronze (pelo conjunto),

O Prêmio Medalha de Ouro vai para Marcelo Araújo, de Piracicaba, pelo conjunto das obras em óleo sobre tela “Vila Nova da Constituição de 1770” e “Na sombra da luz”; o Prêmio Medalha de Prata fica com Pedro da Costa, do Rio de Janeiro, com a aquarela “A Oficina”; e o Prêmio Medalha de Bronze será de Denise Storer, de Piracicaba, pelo conjunto das obras “De volta para casa” e “Pão aos peixes”.

Para o artista Clovis Pescio, júri convidado de Mogi Mirim, “Observar e selecionar as obras candidatas ao Território é sempre uma grande experiência de diálogo e troca de opiniões, pois cada trabalho traz consigo a expressão do artista”.

O Território da Arte conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Shopping Jaraguá, Clube Náutico, Novo Hotel Municipal, Supermercados 14, Hot Sign Power Tintas e Colorgim.