29 JAN 2015
Cidades do interior paulista estão em estado de alerta com a dengue

Cidades localizadas nas regiões Noroeste e Centro-Oeste de São Paulo estão em estado de alerta com os avanços dos casos de dengue, no mês de janeiro deste ano. Em Guararapes (região de Araçatuba, com cerca de 30 mil habitantes) já foram confirmados neste ano 661 casos da doença – com três óbitos. Na mesma região, as cidade de Penápolis (mais de 100 casos suspeitos) e Catanduva (com 386 casos confirmados neste ano) cancelaram o carnaval de rua em virtude da preocupação da dengue. Em Getulina (cidade com pouco mais de 10 mil habitantes) o número já chega a 20 casos. E em Tarumã, na região de Assis (cerca de 10 mil habitantes) 165 pessoas já contraíram a doença neste ano.

Em Marília, a Prefeitura está intensificando as medidas de combate à doença, inclusive uma campanha de conscientização junto á população já que de 70 a 90% dos focos da doença estão no interior das residências, onde os agentes de Saúde dificilmente têm acesso. Neste mês de janeiro (01 a 28/01) a Secretaria Municipal da Saúde divulgou hoje que foram registrados 491 casos autóctones na cidade.

“A situação é preocupante em diversas cidades da região. Por isso, reiteramos que somente uma união entre o poder público e a população é fundamental para acabar com o mosquito transmissor da dengue. Mais de 90% dos focos estão no interior das residências, por isso, os moradores precisam ficar atentos e vigiarem os imóveis”, afirma o prefeito Vinicius Camarinha.

Combate aos focos

Nos últimos 10 dias, cerca de 300 agentes de saúde do município visitaram mais de 26 mil imóveis da cidade. Desse total, 8.879 imóveis não foram vistoriados por estarem fechados, desabitados ou por recusa do morador, ou seja, cerca de um terço das residências não teve acesso dos agentes.

Todos os nossos agentes deverão realizar uma nova tentativa de inspeção na manhã do próximo sábado, dia 31/01. Pedimos a população que facilitem  o trabalho desses servidores, para o bem da saúde coletiva”, ressalta Luiz Takano, secretário municipal da Saúde.

No sábado, a Secretaria da Saúde também vai promover um curso de capacitação com médicos e enfermeiros das unidades municipais de atendimento para  a checagem e classificação de novos casos suspeitos da doença. “Nossos profissionais são altamente treinados, mas esta atualização é necessária para esclarecer eventuais dúvidas dos profissionais”, destaca Takano.

O secretário também alerta que a mobilização da população é imprescindível para combater o mosquito. “Somente com a participação de todos é que, realmente, poderemos vencer esta batalha”, finalizou.

Foto: Wilson Ruiz