22 JAN 2015
Prefeitura lança campanha e pede apoio da população

O prefeito Vinicius Camarinha e o secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, lançaram nesta quarta-feira, no auditório do Gabinete, a campanha “Marília contra a Dengue – Só com a sua participação poderemos vencer”. O objetivo é a conscientização da população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença.

Cerca de 90% dos focos estão localizados no interior das residências, o que dificulta bastante o acesso dos nossos agentes de saúde nestes espaços, principalmente em jardins, quintais, onde há o acúmulo de água parada. Por isso, a participação da população é fundamental para o sucesso da campanha”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha, durante a coletiva para a imprensa.

O chefe do Executivo ressaltou também que, apesar das ações realizadas pelo município no ano passado para o combate ao mosquito da dengue, a atual administração resolveu intensificar os trabalhos de controle e bloqueio dos criadouros.

Nós vamos adotar medidas judiciais que permitam a entrada dos agentes de saúde em imóveis abandonados ou fechados. Já estamos promovendo uma força-tarefa, com mutirões de limpeza por toda a cidade e determinamos ainda que todas as secretarias municipais promovam ações de conscientização junto à população”, informou o prefeito Vinicius.

Uma das medidas será a distribuição de panfletos (“check list”) que mostra como o morador pode fazer a limpeza e verificar os locais com a presença de criadouros nas suas residências.

DIAGNÓSTICO DA DOENÇA

O secretário Luiz Takano informou que “já estamos treinando e reforçando as equipes que trabalham nos pronto-atendimentos (localizados zonas Norte e Sul) para o atendimento dos novos casos suspeitos. Assim, estamos nos adiantando e tomando medidas que ajudem a reduzir o mais rápido possível os números de casos de dengue na cidade”.

Ele explica que febre alta e demais sintomas semelhantes à doença serão tratados como “suspeita de dengue” e imediatamente tomadas as providências, independentemente do resultado dos exames. “A dengue pode até matar. Por isso, não vamos esperar o resultado. Se for apenas uma gripe ou outro tipo de virose, o paciente já terá recebido total atendimento”, observou.

Em 2015, foram confirmados até agora 59 casos da doença em Marília. Mascomo a cidade recebe moradores de toda a região e a chegada do Carnaval faz com que muita gente se desloque para regiões onde há epidemia, a Secretaria Municipal da Saúde está preocupada com o risco de uma quantidade bem maior de dengue. “Pedimos à população que seja um vigilante e um fiscal constante nas suas residências. O poder público sozinho não vence esta batalha. Só juntos é que poderemos vencer o mosquito”, finalizou o prefeito.

Nesta semana, a Prefeitura já iniciou uma força-tarefa de limpeza de ruas, avenidas e de terrenos baldios, com a operação Mãos à Obra e por meio do mutirão contra a dengue – que conta com a participação de 300 agentes de saúde. A campanha “Marília contra a Dengue – Só com a sua participação poderemos vencer” terá ainda outras ações como:

– Parceria com a Secretaria Municipal da Educação para a mobilização dos alunos da rede municipal no combate à doença;

– Apoio de entidades religiosas e da sociedade civil, com a promoção de atividades de controle;

– Adoção de medidas judiciais que permitam a entrada dos agentes de saúde em imóveis abandonados ou fechados;

– Distribuição de um panfleto (check list) de como o morador pode fazer a limpeza e verificar os locais com a presença de criadouros nas residências.

Fotos: Wilson Ruiz