29 SET 2014
Prefeitura concede adicional de insalubridade para agentes de endemias e saúde

“O adicional de insalubridade é um direito dos agentes de endemias e comunitários de saúde. Por isso, depois de uma análise jurídica, estamos assinando o repasse para 316 profissionais. Cada um vai receber quase R$ 150 reais a mais. Vocês são muito importantes para a qualidade de vida da população”.

Com esse comentário o prefeito Vinicius Camarinha assinou o documento garantindo 20% do salário mínimo aos 286 agentes comunitários que atuam nas 46 unidades de Saúde do município e 30 agentes de endemias ligados à Divisão de Zoonoses, no combate à dengue. “Fico muito satisfeito como administrador em cumprir um direito jurídico para essa classe profissional. Eles fazem um importante trabalho preventivo de Saúde e de orientação social. A população é a grande beneficiada”, destacou Vinicius.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários do Estado de São Paulo, Irineu Gomes dos Santos, parabenizou a prefeitura pelo empenho na definição dessa questão que se arrastava desde 2010. “Ele não mediu esforços para que houvesse finalmente um parecer jurídico sobre esse assunto. Enquanto o governo anterior não reconheceu o direito, a prefeitura cobrou um ponto final e agora assina o decreto, porque o adicional de insalubridade é com base num laudo legal para esses profissionais. Agora, Marília vai ser exemplo para todo o Estado. Esses profissionais entram diariamente nas residências para cumprir suas atividades e muitas vezes mantém um contato direto com pessoas adoecidas. isso também ocorre nas unidades de Saúde. Daí a justa insalubridade. Por isso, atitude é pelo direito legal e moral”, disse Irineu.

Representando o secretário da Saúde, Luiz Takano, na reunião, o assessor especial Danilo Bigeski parabenizou a categoria pela conquista. “Esses profissionais fazem parte da base da saúde pública e merecem essa insalubridade”, comentou.

Fotos: Wilson Ruiz