29 AGO 2014
Secretaria da Cultura apoia o Workshop com o artista mineiro Cláudio Vinicius

Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, será realizado nos dias 30 e 31, das 8h30 às 19h30, o workshop de técnica de óleo sobre tela – pintura acadêmica em paisagens, com o artista mineiro de Belo Horizonte, Cláudio Vinícius Rodrigues.

Dezenas de alunos de Marília e região e de outros estados se inscreveram para o curso que será promovido na unidade da UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná) – localizada na Avenida Tancredo Neves, área central da cidade.

Sobre o artista:

Cláudio iniciou nas artes aos 13 anos, seu primeiro contato com as cores foi através do pintor Raimundo Costa, em seguida conhece Wilson Vicente,vindo com este, a experimentar o prazer da pintura da paisagem rural mineira. Pelos idos de 1977, Cláudio pinta “en plein air” junto com o artista Wilson Vicente fez sua primeira tela em plena natureza, Claudio então se enchendo de entusiasmo, começa buscar galerias para tentar começar uma carreira. Nesta busca conhece a galeria do marchand Vitor Braga, onde conheceu Roberto, filho de Alberto Braga, então pintor e admirado por Claudio que ainda trabalhava no Banco do Progresso,e seu tempo para se dedicar a pintura era escasso, mas a afinidade nascida entre Claudio e o Alberto Braga foi muito significativa.

“Esse encontro mudou a minha vida, sempre fui bem recebido naquela família, encontrei um outro pai. Quando a sua casa ia, sempre desfrutei de amizade carinho e tudo de bom que se pode esperar de uma boa família”, diz o artista.

Claudio saía com material debaixo dos braços, e atravessava a cidade até Pedro Leopoldo, para as aulas que o iniciaram no mundo das técnicas e das percepções. Através de Alberto Braga conhece Edgar Walter, que segundo ele foi a pessoa que ele deve quase tudo que aprendeu na pintura.

Uma de suas primeiras projeções no cenário internacional foi a participação da Artexpo New York, a maior feira de artes plásticas e arte popular do mundo. Além da obra na Casa Branca, ainda está nos acervos da Ward Nasse Gallery, no charmoso bairro do Soho, em Nova Iorque, no museu Magnólia Plantation and Gardens, em Charlestone, Carolina do Sul e também no Museu de Londres. Ficou sem fronteiras, a galeria para Cláudio Vinícius.

Algumas premiações do artista: Prêmio de Menção Honrosa no Salão Antonio Parreiras; Prêmio de Menção Honrosa no Salão Antonio Parreiras; Prêmio de Menção Honrosa no Salão Antonio Parreiras; Participação no 3º salão de arte de Rezende/RJ -1987; Paleta de Prata – Salão Armando Viana – junho de 1987.

Segundo a secretária da Cultura Tais Monteiro – que também é artista plástica, “É uma honra receber o Poeta das Cores em Marília, um artista de tão grande importância. Também farei este workshop para adquirir mais conhecimento e técnica”.

Interessados em participar do Workshop podem se inscrever pelo telefone (14) 3301-1987 com o artista e anfitrião Alison de Sando, ou se dirigir pessoalmente neste sábado à unidade da UNOPAR.

Texto: Assessoria de Imprensa

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-cultura-realizam-audiencia
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura realizam audiência pública para aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-ressignifica-os-espacos-de-arte-na-cidade-e-investe-em
Há 5 dias
Prefeitura Municipal de Marília ressignifica os espaços de arte na cidade e investe em cultura para ampliar os conhecimentos e humanizar a sociedade
Noticia secretaria-municipal-de-cultura-de-marilia-exibe-gratuitamente-nesta-quinta-feira-dia
Há 6 dias
Secretaria Municipal de Cultura de Marília exibe, gratuitamente, nesta quinta-feira, dia 2 de maio, o ‘O Garoto’, filme clássico de Charles Chaplin
Noticia associacao-okinawa-realiza-67-undokai-com-apoio-da-prefeitura-de-marilia
Há 6 dias
Associação Okinawa realiza 67º Undokai com apoio da Prefeitura de Marilia.
Noticia fundo-social-de-solidariedade-de-marilia-arrecada-5-toneladas-de-alimentos-durante-a-21
29 ABR 2024 - 17h41
Fundo Social de Solidariedade de Marília arrecada 5 toneladas de alimentos durante a 21ª edição do Japan Fest
Noticia com-o-apoio-da-prefeitura-municipal-de-marilia-apae-marilia-realiza-a-37-edicao-da