O projeto cozinha literária consiste em uma mediação de leitura que acontece dentro da cozinha enquanto o grupo de participantes cozinha um alimento que faz referência ao livro.
O objetivo é utilizar a técnica literária de produção e transmissão de histórias enquanto se prepara o alimento para difundir obras literárias, formar público e mediadores de leitura, bem como o potencial da comida de criar memória afetiva para construir um contato profundo das pessoas participantes com o livro trabalhado.
Além de cozinhar e participar de leituras dramáticas e declamações de trechos do livro, no final da atividade as pessoas compartilham os alimentos que cozinharam, assim como suas impressões e sentimentos em relação ao livro.
Segundo e proponente do projeto, Aluado Poesia: “A contação de histórias em torno da mesa, na beira do fogão, nos ambientes onde se come ou prepara a comida, tem sido uma técnica antiga e compartilhada por diferentes povos para construir, transmitir e reconstruir narrativas literárias. Enquanto o alimento cozinha, a palavra transmite a cultura daquela sociedade.”
Em sua primeira edição o projeto contará com quatro Encontros Literários, cada encontro em parceria com um coletivo cultural que atua na cidade. Para participar dos encontros é necessário se inscrever no formulário disponibilizado na bio do insta @luacheiaprodutora e a inscrição não tem custo nenhum.
Encontros Literários:
10 de maio, às 16h, no Ponto de Cultura Quilombo Beija-Flor em parceria com a CiaCirandando - livro O Menino Maluquinho do escritor Ziraldo.
13 de maio, às 19h, em parceria com o Terreiro Ilê Obá Omin D’Eruya na sede do terreiro - livro Heroínas Negras Brasileiras da escritora Jarid Arraes
24 de maio, às 9h, na escola estadual Reiko Uemura Tsunokawa em parceria com o coletivo Escurecendo a Questão - livro Colmeia da escritora Mel Duarte (encontro fechado para estudantes da escola).
22 de junho, às 10h, em parceria com o Transbordar Arte e Cultura e EducaTrans - livro Um Apartamento em Urano do escritor Paul Preciado.
Este projeto está sendo produzido pela Lua Cheia Produções e produtora Flor de Cactos com recursos da Política Nacional Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura de Marília.
Foto: Divulgação