Realizada desde2004, aparceria da Prefeitura Municipal com a Receita Federal teve mais um capítulo de sucesso nesta quarta-feira (27) com a entrega da premiação do 3º Concurso do Projeto Leãozinho, desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. A solenidade aconteceu na Secretaria da Educação, na Avenida Santo Antônio, 2.377.
De acordo com a secretária da Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel o programa de educação fiscal é nacional. “A importância é passar aos alunos noções sobre a aplicação dos impostos no Brasil, desde a necessidade do pagamento de impostos e sua aplicação em benefício da população. Uma iniciativa que deu muito certo, que ensina ao aluno a cobrança da utilização do dinheiro público”, disse Cruvinel.
Em Marília, o projeto que faz parte do PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal) foi aplicado em todas as Emefs junto aos alunos do 5º ano letivo, que receberam seis apostilas. Os professores tiveram acesso ao site da Receita Federal e ao programa específico de orientação fiscal.
“A participação foi grande, contamos com 1.061 alunos que puderam além das orientações em sala de aula participar de um concurso sobre o tema através das categorias: desenho, redação e teatro. Alunos e suas escolas foram premiados.
“Através do concurso os alunos demonstraram o que aprenderam no decorrer do ano sobre educação fiscal. O primeiro lugar de cada categoria recebeu da Receita Federal um vídeo game Playstation II/Sony. As escolas receberam calculadora e câmera fotográfica digital”, revelou a secretária da Educação. Além disso, todos os alunos participantes de cada sala de aula receberam um kit de material escolar.
O delegado da Receita Federal em Marília, Ivan Silveira Malheiros disse que a participação das crianças é fundamental também junto às suas famílias. “Os alunos aprendem e repassam aos seus pais as noções sobre a aplicação dos impostos no Brasil, sobre seus deveres, mas principalmente em relação aos seus direitos. É uma troca importante, onde os professores são preparados pela própria Receita Federal para orientarem seus alunos”, afirmou o delegado, que revelou que em Marília o programa registra uma das maiores adesões no Estado de São Paulo.
Primeiro lugar na categoria Redação, com o título: A desigualdade social: rumo a um Brasil mais justo, a aluna do 5º ano da Emefei ‘Roberto Caetano Cimino’, Letícia Vieira da Silva destacou a importância do projeto. “Achei muito interessante, li várias livros sobre o tema que facilitaram na hora de escrever a minha redação e agora estou feliz em ter sido premiada com um vídeo game”, concluiu a estudante.
Foram premiadas as Emefs:
Professor Américo Capelozza
Professor Antônio Garcia Egéa
Professor Antônio Moral
Professor Antônio Ribeiro
Professora Cecília Alves Guelpa
Professor Célio Corradi
Emefei Chico Xavier
Professora Edméa Braz Rojo Sola
Professora Geralda César Vilardi
Governador Mário Covas
Professor Isaltino de Campos
Professora Myrthes Pupo Negreiros
Professor Nelson Gabaldi
Professora Nicácia Garcia Gil
Professor Olímpio Cruz
Professor Paulo Reglus Neves Freire
Professora Reny Pereira Cordeiro
Roberto Caetano Cimino