14 NOV 2013
Daem anuncia investimentos na zona norte e alerta população sobre desperdício de água

Com as altas temperaturas, aumenta também o consumo de água, muitas vezes, o desperdício. Para evitar que a população, principalmente da zona norte, sofra com o desabastecimento de água, o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) orienta os munícipes para que evitem lavar calçadas e carros. Nos últimos dias, por conta da estiagem, alguns bairros já começaram a sofrer com a falta d´água.

Resolver o problema da falta d´água no município é um dos desafios enfrentados pela administração Vinícius Camarinha. Convênio já foi firmado junto à secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, para transferência de recursos para a captação de água e consequentemente melhorar o abastecimento no município. São recursos para investimentos na captação do Ribeirão dos Índios, conclusão do poço profundo do Sistema Cascata e ainda para aumentar a adutora do Sistema Cavalete, localizado na zona Sul. O convênio no valor de R$ 2,5 milhões foi uma conquista do Prefeito Vinícius quando ainda era Deputado Estadual.

Além disso, por conta de credibilidade política da administração municipal, Marília foi beneficiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do governo federal.. Do total foram R$ 100 milhões; aproximadamente R$ 50 milhões foram liberados pela União para obras de abastecimento, incluindo poços profundos, construção de adutoras e ampliação do serviço de captação de água nos bairros Santa Antonieta (zona Norte), Nova Marília (zona Sul) e São Miguel (zona Oeste); regiões que há anos sofrem com a falta de água.

O chefe do Executivo explicou que a verba destinada ao abastecimento de água, depende do planejamento orçamentário de 2014 e de contrapartida do município. “Para ter acesso ao financiamento temos que elaborar um planejamento que deve ser aprovado pela Caixa. Esperamos que o problema do asfalto e da falta d’água crônica possam ser definitivamente resolvidos”, afirmou.

Ações pontuais – No entanto, enquanto o processo de licitação não é aberto e as obras iniciadas, o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) busca minimizar o problema, com a aquisição de uma nova bomba adquirida com recursos próprios que será instalada no reservatório São Miguel, gerando um incremento de 30 mil litros por hora; o suficiente para atender a cerca de 800 residências. O equipamento será instalado em duas semanas.

De acordo com o diretor do Daem, João Carlos Polegato, além desse investimento, o departamento já projeta a perfuração de um novo poço de 250 metros de profundidade e um reservatório para abastecer a zona norte. As obras devem ser iniciadas em três meses. ”O problema da água não se resolve de uma hora para outra. Mas, estamos nos empenhando para atacar a situação o quanto antes”, disse Polegato.

O problema da falta d´água no município é mais uma herança deixada pela gestão anterior e que tem sido enfrentado com prioridade pela administração Vinícius Camarinha. “Herdamos o governo sem nenhum investimento em captação de água. Nos últimos oito anos nada foi feito nesse sentido, nem mesmo o trabalho de manutenção de bombas e da rede, foi feito”, lamentou o prefeito Vinícius.

Segundo o Vinícius todo o esforço será feito para que as obras para a captação de água tenham início este ano, melhorando a qualidade de vida da comunidade mariliense que há anos sofre com a falta d´água. “O governo não está parado, alheio ao problema grave da água. Estamos trabalhando na busca de novas obras e conquistas para a cidade”, concluiu o prefeito Vinícius Camarinha.

Foto Wilson Ruiz