13 NOV 2013
Sistema de Videomonitoramento vai combater a criminalidade em Marília

Lei aprovada e publicada na quarta-feira (13) no DOMM (Diário Oficial do Município de Marília) autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, com o objetivo da instalação e manutenção de equipamentos de transmissão e recebimento de dados ou de videomonitoramento. A proposta constava do Plano de governo do prefeito Vinícius Camarinha e era compromisso do atual governo junto à população. “Além das áreas prioritárias como Saúde, Educação, Infraestrutura e abastecimento de água, precisamos investir na segurança da população. Em abril do ano passado e a convite do prefeito Eduardo Paes estive no Rio de Janeiro quando pude conhecer o Centro de Operações da Prefeitura. Inaugurado em dezembro de 2010, o centro conta com moderna estrutura de câmeras e sistemas de informação, com o objetivo de monitorar pontos estratégicos da cidade e facilitando a tomada de decisões por parte da prefeitura no caso de situações de emergência. Em Marília e com o apoio do Estado, vamos montar uma central preparada para coibir ações criminosas e em pontos estratégicos da cidade”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.

De acordo com o secretário da Administração, Marco Antônio Alves Miguel a Lei 7565, que autoriza a celebração do convênio, vai marcar a união de trabalho da administração com a Polícia Civil e Polícia Militar. “O município de Marília não tem uma Guarda Municipal, então contamos apenas com as forças estaduais. O projeto que é de autoria do prefeito Vinícius visa ampliar o trabalho da segurança pública na cidade, ajudar inclusive frente à falta de efetivo que acontece em todas as cidades. Estamos buscando orientações em cidades que contam com o serviço como Aparecida, Campos do Jordão, Presidente Prudente e São José dos Campos”, disse Alves Miguel.

A Central de Videomonitoramento poderá ser instalada com recursos do governo paulista ou pelo município que já conquistou junto à um deputado recursos financeiros para instalação das câmeras.

“O comando do 9º Batalhão da Polícia Militar nos indicou 50 pontos críticos na cidade, áreas de interesse da segurança pública para o monitoramento, porém, é claro que nesse início não seria possível atender todas as regiões. Estamos trabalhando com a possibilidade de instalar as câmeras em 12 pontos, em áreas centrais e posteriormente ampliarmos para outras regiões. Tive a oportunidade de conhecer outros países que trabalham com o videomonitoramento e uso como exemplo a Inglaterra, estive em Londres e você praticamente não vê policiamento ostensivo, o sistema de videomonitramento funciona e com sucesso no combate à criminalidade”, concluiu o secretário da Administração.

Assessoria de Imprensa:

Fotos: Divulgação e Wilson Ruiz