31 OUT 2013
Alunos são premiados por participação em Olimpíada Brasileira de Astronomia

As 16 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Marília participaram da XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, além da VII Mostra Brasileira de Foguetes. O encerramento das atividades aconteceu nesta quarta-feira, em solenidade da Emef Geralda César Vilardi, localizada na zona Oeste, com a premiação dos alunos que se destacaram no projeto.

“A premiação é um reconhecimento do trabalho realizado desde o início do ano, parabenizo os alunos e os professores que se dedicaram em realizar a discussão da astronomia em sala de aula. O assunto é muito interessante, atual e foi bem recebido pelos alunos da rede. Tivemos muitas medalhas de bronze, de prata e uma de ouro num evento de âmbito nacional, ou seja, o resultado foi excelente. Existem poucos alunos que se especializam nessa área e quem sabe através do trabalho realizado com a Olimpíada Marília contará nos próximos anos com um astronauta”, disse a secretária da Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel.

Além da secretária, participaram da premiação o vice-prefeito, Sérgio Lopes sobrinho, a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, Célia Lopes, a supervisora do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, Rosemary de Castro Batista e representando as escolas: diretora da Emef, Geraldo César Vilardi, Maria Lúcia Gonçalves Buim; diretor da Emef Governador Mário Covas, Cláudio Antão e a coordenadora da Emef Professor Nelson Gabaldi, Joseane Félix.

Para diretora da Emef, Geralda César Vilardi, Maria Lúcia Buim o evento despertou nos alunos curiosidade em aprender ainda mais sobre astronomia. “O trabalho realizado nas salas de aula, nas apresentações foi gratificante, era muito bem ver cada rostinho concentrado e interessado em aprender mais. A pesquisa foi desenvolvida desde o início do ano e o encerramento está sendo uma verdadeira festa”, disse Buim, que revelou que na Emef, o projeto envolveu todos os 358 alunos, com faixa etária de seis a 11 anos.

Na solenidade, além da entrega das medalhas, houve apresentação de um jogral envolvendo alunos do 5º ano e apresentação do projeto ‘Astronomia’, desenvolvido junto à turma do 3º ano pelo professor, Anderson Alves Paes.

“Investir na Educação é investir no futuro, na formação dos cidadãos que cuidarão de Marília. O nosso governo tem um olhar especial para a Educação, estamos realizando obras, reformas e ampliações significativas, já entregamos 19 mil uniformes de verão, de inverno e 12 mil kits de material escolar e outros investimentos estão previstos. Parabenizo os alunos e professores envolvidos no projeto”, disse o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho.

Medalhista de ouro na VII Mostra Brasileira de Foguetes, Wellington Kayky da Silva Nunes, nove anos, afirmou que estava emocionado com a participação no projeto. “Aprendi muita coisa, sobre como é formado o universo, sobre os planetas, alguns que eu desconhecia, foi um projeto muito interessante”, concluiu.

Fotos: Lígia Ferreira