14 SET 2013
Prefeitura promove Audiência Pública com população da zona leste e Dirceu

“O prefeito que fica só no gabinete não tem conhecimento dos problemas da cidade e dos distritos. Marília cresceu muito. É fundamental esse contato com a população, para acompanhar o que realmente os bairros necessitam. É melhor o prefeito investir naquilo que realmente a população necessita”, afirmou Inês Marque Burle, avaliando a audiência pública de Vinícius Camarinha e todo o secretariado com a população da zona leste e do Distrito de Dirceu nesta quinta-feira, dia 12, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), Célio Corradi, na Vila Altaneira. Essa foi a quarta reunião, antecedendo os encontros já realizados nas regiões oeste, sul e centro.

Cerca de 200 pessoas participaram do debate do Orçamento Participativo de 2014 e o Plano Plurianual de 2014 a 2017. Inicialmente, o prefeito comentou obras e serviços que estão sendo realizados naquela região e as metas até 2017.

Depois, foi aberto o espaço para as reivindicações e perguntas dos interessados, onde Vinícius fez questão de comentar todos os questionamentos. “As pessoas tem desejo de participar, comentando o que é importante para a sua região. O governo todo esteve presente, ouvindo. Quando se houve, a chance de errar é menor. É claro que estamos a par de grande parte dos pedidos. Mas, considero fundamental ouvir o povo. Quando o contato é direto com os moradores, o planejamento de obras e serviços se torna mais preciso. Trata-se de uma inovação em termos de governo municipal. Depois de eleito, estou voltando para ouvir reivindicações da população dos bairros e distritos”, comentou Vinícius.

Ele destacou o grande número de moradores do Distrito de Dirceu no encontro. “Lamento o abandono dos distritos nos últimos oito anos, a começar pelas estradas rurais. A carência de investimentos em todas as áreas foi uma realidade no governo anterior. Por isso, acho muito importante debater a realidade com os moradores. Com relação às reivindicações da população de Dirceu, já determinei o agendamento de uma reunião na Prefeitura para estender o debate”, afirmou.

O presidente da Associação de Moradores do Distrito de Dirceu, Roque Deróbio, lamentou a precariedade das estradas e pontes rurais na gestão passada, a ponto de afetar até o transporte de alunos. “Quando chove muito os ônibus não trafegam. Além disso é preciso investir no recapeamento da Avenida Sampaio Vidal, bem como na iluminação. Estamos saindo daqui satisfeitos e esperançosos nas melhorias. Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito que determinou  agendamento de uma reunião só com os moradores do distrito no gabinete”, afirmou Deróbio,

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, Valdivia Maria de Oliveira, destacou a volta de Vinícius, depois de eleito, à região. “Isso dá credibilidade a seu governo. No ano passado, durante a campanha, apresentei uma lista de reivindicações para melhorias no Aeroporto. Hoje, para minha surpresa, muito do que foi reivindicado já está no planejamento da Prefeitura. Isso nos deixa muito satisfeitos”, afirmou.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Sônia Tonin, disse que gostou muito da reunião. “O prefeito ao debater os problemas com a comunidade, demonstra muita coragem ao visitar os bairros logo no início de seu mandato. A herança deixada pelo governo anterior foi muito complicada, fato que continua irritando os moradores. O prefeito ganha credibilidade junto à população com a manifestação de solução, ouvindo pessoalmente ás reivindicações. Isso é Orçamento participativo. Espero que ele prossiga com essa prática e que a população continue participando.  As reivindicações devem constar do plano de governo ” disse Sônia.

Já o vereador José Expedito Capacete também parabenizou a iniciativa de Vinícius Camarinha. “Fui em todas as audiências. Gostei muito do resultado. Ouvir as reivindicações em cada região é muito importante. Com isso, o executivo vai planejar as necessidades de acordo com a urgência e executa-las”, completou.

O vereador Cícero do Ceasa também esteve presente na Zona Leste.

Abastecimento dӇgua

Na audiência pública da zona leste, o prefeito Vinícius Camarinha voltou a comentar a crise do abastecimento d’água em Marília em razão da queima de bombas e rompimento de uma adutora. “Desde o dia primeiro de janeiro, quando foi iniciado o meu governo, estou correndo atrás de soluções. É preciso que a população entenda que Marília ficou oito anos sem novas obras para captação e reserva de água. Também não houve a renovação do equipamento. Hoje, o Departamento de Água e Esgoto está sucateado. O meu governo recebeu só de conta de energia elétrica para pagar R$ 3 milhões. Já consegui recursos junto aos governos Federal e do Estado para o sistema de captação de água do Ribeirão dos Índios, com objetivo de abastecer a zona norte. Também haverá a compra de equipamentos para colocar em funcionamento o Poço Cascata visando atender a zona leste e sul. Outra meta, é investir em grandes reservatórios”, destacou.

Vinícius lembrou que a parte burocrática é demorada. Primeiro é preciso apresentar o projeto para a aprovação técnica. Depois, da assinatura do convênio visando receber o recurso, é aberta a licitação. Só depois da definição da empresa vencedora, a obra pode ser iniciada. “Esse processo chega a demorar quase um ano. Se tudo isso tivesse sido executado no governo anterior, o abastecimento não estaria hoje tão comprometido. Concordamos com a irritação da população pela falta d’água. Mas ainda não tive tempo hábil para solucionar tudo isso. Em oito meses de governo não foi possível o início das novas obras. Mas tenham certeza,  a partir de novembro, a situação vai mudar”, concluiu Vinícius.

Fotos Wilson Ruiz