O prefeito Vinícius Camarinha participou nesta segunda-feira na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Geralda César Vilardi, no Jardim Teruel, da primeira reunião para debater o Orçamento participativo de 2014 e o Plano Plurianual, de 2014 a 2017. O encontro reuniu mais de 100 pessoas de bairros da Zona Oeste e dos distritos de Avencas e Amadeu Amaral.
Inicialmente, Vinícius destacou que pela primeira vez um prefeito estava promovendo esse tipo de reunião com a população pós-eleição. “Como assumimos o compromisso com a população, estou trazendo todo o governo para ouvir os moradores. Hoje quero mais ouvir que falar. Todo o secretariado está presente para acompanhar as propostas coletivas dos moradores dessa região”, destacou.
O prefeito em seguida, apresentou à população as metas nas mais diferentes áreas. Destacam-se, as reformas e ampliações nas unidades básicas de saúde e escolas, planejamento para implantação de novas unidades de saúde, escolas, creches-berçários, Centros de Referência de Assistência Social, casas populares, esportes e lazer, abastecimento de água, recapeamento do asfalto, interligação de bairros, recuperação de estradas e pontes rurais, tratamento do esgoto, projetos culturais, qualificação da mão de obra, entre outras metas.
Após destacar os objetivos, Vinícius abriu espaço para a população apresentar propostas coletivas. Cada manifestante teve dois minutos para se manifestar. Em seguida, o prefeito comentou cada propositura.
O encontro na zona Oeste durou duas horas “Gostei muito da reunião. Foi muito produtiva, com ampla participação da população e tenho certeza que será assim durante toda a semana nas demais regiões. Pretendo manter essa iniciativa durante todo o governo. Facilita para o administrador. Algumas das proposituras já atendemos de imediato e as outras serão alvo de planejamento. Quando você ouve mais, você erra menos”, comentou Vinícius.
Em razão do problema atual no abastecimento d’água na área urbana provocado pela queima das duas bombas e o rompimento da adutora do distrito de Avencas, e pelo grande consumo no momento em razão da elevação da temperatura, o prefeito lamentou a falta de investimentos nos últimos oito anos, nas duas gestões anteriores. “Ficamos nesses oito anos sem investimento na captação ou perfuração de poços, reservatórios e distribuição. Evidentemente que isso causa problemas.
Não estamos de braços cruzados. Logo quando assumi a Prefeitura, iniciei a busca de recursos para isso. Estamos na fase de assinatura de convênios e licitação para captação de água do Ribeirão dos Índios e do Poço Cascata. Aliás, quero agradecer o empenho do deputado federal Abelardo Camarinha. Ele destinou uma emenda para o investimento em reservatórios. Senos anos anteriores, o prefeito tivesse planejado e executado o investimento no sistema de abastecimento, a população não estaria sofrendo as consequências hoje”, destacou.
Vinícius disse ainda que tudo será feito para acabar com a falta de água na cidade. “Isso é inaceitável. A população não pode continuar sofrendo. Vou me empenhar para ir amenizando gradativamente esse drama”, finalizou.
A população que participou da reunião saiu satisfeita. O morador, Jurandir Dias de Almeida, destacou que é fundamental os moradores darem sugestões. “Isso integra a administração com os bairros. É um grande exemplo, Vinícius, depois de eleito, voltar para esse debate. Michele Cristiane Alves Ramalho também elogiou a inovação do chefe do Executivo. “Acho que é uma grande mudança. Nunca nenhum prefeito veio aos bairros depois de eleito para esse debate com os moradores”, concluiu.
Além do encontro com moradores da zona Sul e Do distrito de Lácio nesta terça-feira, Vinícius e o secretariado vão cumprir a seguinte agenda: nesta quarta, às 9 horas, encontro será com moradores e comerciantes da área central na Associação Comercial e Industrial de Marília; Na quinta-feira, dia 12, às 19 horas, na Emef Célio Corradi, na Vila Altaneira, com a população da zona Leste e do distrito de Dirceu e finalmente na sexta-feira, dia 13, na Emei Ciranda Ciradinha, no Castelo Branco, com moradores da zona Norte e dos distritos de Rosália, Padre Nóbrega e da Fazenda do Estado.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Wilson Ruiz