Dentro de uma proposta inovadora e cumprindo um compromisso firmado junto à população, a administração Vinícius Camarinha inicia na próxima segunda-feira, dia 9, pela região Oeste, o Orçamento Participação (OP), onde a população será ouvida e irá apontar onde os recursos financeiros deverão ser aplicados. Toda a comunidade está convidada a participar, garantindo que as políticas públicas sejam decididas de forma descentralizada.
Para agilizar o processo de discussão e o levantamento de prioridades, a cidade foi divida em regiões. Nesta segunda-feira, as discussões acontecem na Emef.Profª Geralda César Vilardi, das 19 às 21h, também participam os distritos de Avencas e Amadeu Amaral.
Na terça-feira, dia 10, o Orçamento Participativo segue para a zona Sul. O evento será realizado no Centro Comunitário do bairro Costa e Silva, das 19 às 21 horas.
Na quarta-feira, dia 11, das 9 às 12, a discussão estará aberta para a região central, na Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim).
Já, no dia 12, quinta-feira, a comunidade da zona Leste, inclusive o distrito de Dirceu, participam das discussões na Emef. Profº Célio Corradi e no dia 13, sexta-feira, o OP acontece na Emei Ciranda Cirandinha, com a participação dos distritos de Rosália, Padre Nóbrega e Fazenda do Estado.
Segundo explicou o responsável pelo expediente da secretaria de Economia e Planejamento, Rodrigo Zotti de Araújo, a partir do Orçamento Participativo, será definido o orçamento para 2014 e o plurianual para os anos de 2014-2017. “Esse é o diferencial da atual administração. O Prefeito Vinícius quer ouvir a comunidade, quer levar a Prefeitura até os bairros para saber da população quais os principais problemas enfrentados e onde será aplicado o orçamento municipal nos próximos anos”, ressaltou.
Segundo o prefeito Vinícius Camarinha através dessas discussões junto com a comunidade é possível democratizar a gestão pública, envolvendo os munícipes na discussão, elaboração e execução do Orçamento Público da cidade. “O Orçamento Participativo é, sem dúvida, um instrumento de democracia direta e de conquista de novos direitos, garantindo que as políticas sejam decididas pela população. Ninguém melhor que a população para apontar onde a cidade precisa melhorar”, destacou.
Foto Wilson Ruiz
Leg. Rodrigo Zotti, secretaria de Economia e Planejamento: “Esse é o diferencial da atual administração. O Prefeito Vinícius quer ouvir a comunidade, quer levar a Prefeitura até os bairros para saber da população quais os principais problemas enfrentados”
Agenda – Orçamento Participativo:
9/9/2013 – Zona Oeste (participam também os distritos de Avencas e Amadeu Amaral)
Emef. Profª Geralda César Vilardi
Das 19 às 21 horas
10/9/2013 – Zona Sul (participa também o distrito de Lácio)
Centro Comunitário do Bairro Costa e Silva
Das 19 às 21 horas
11/9/2013 – Centro
Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim)
Das 9 às 12 horas
12/9/2013 – Zona Leste (participa o distrito de Dirceu)
Emef. Profº Célio Corradi
Das 19 às 21 horas
13/9/2013 – Zona Norte (participam os distritos de Rosália, Padre Nóbrega e Fazenda do estado)
Emei Ciranda Cirandinha
Das 19 às 21 horas
Assessoria de Imprensa