13 JUN 2013
Abertura de empresas mantém média positiva

Dados extraídos do relatório de abertura de novas empresas na cidade de Marília, tendo como base as informações coletadas pelo Centro de Pesquisas e Informação da Sdet – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo confirmam que a abertura de empresas em Marília continua aquecida.

No mês de maio/2013 foram constituídas 242 novas empresas, sendo que em abril o número foi de 200. Das novas empresas, 80 estão distribuídas entre as modalidades: Firma Empresário (firma individual), EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Ltda. e Sociedades Comerciais. As outras 162 empresas foram constituídas como MEI’s – Micro Empreendedores Individuais, a condição mais favorável e atrativa para quem está começando um pequeno negócio.

Estes números mostram bem a dinâmica de atração comercial da cidade e registra a importante média de 11 empresas constituídas por dia útil. Outro fator relevante para a economia local é o montante de capital aportado. Se considerarmos somente as 80 empresas que passaram pelo escritório da Junta Comercial e registraram o capital constituído, temos o valor de R$ 6,6 milhões.

Fazendo uma comparação com o mês de abril, onde a soma foi de R$ 1,5 milhão, é possível afirmar que o espírito empreendedor está em alta, ou seja, são recursos financeiros que estavam investidos em contas poupança, em imóveis ou bens de capital diversos, que foram convertidos em numerário em favor do fomento dos novos negócios.

“Isto se deve a um conjunto de fatores, que somados, criam este ambiente positivo e atrativo para os investidores. Entre eles, a grande oferta de cursos de tecnologia e de graduação e pós-graduação que abastecem o mercado com profissionais qualificados e aptos a assumir novas funções e desafios, principalmente na área de tecnologia e informação. A presença pró-ativa de órgãos de fomento ao empreendedorismo, como a Acim, o Sebrae, o Senai, Sesi, Ciesp, Sest/Senat, o Senac e o Ceprom, que oferecem cursos e treinamentos e a constante capacitação profissional de jovens que ingressam no mercado bem mais preparados.

Pela prefeitura municipal a Sdet, lançou no mês de abril deste ano o Manual do Empreendedor, com dicas para abertura de empresas, e ainda oferece orientação para a elaboração do plano de negócio. É na mesma secretaria que também funciona o Banco do Povo, onde o empreendedor encontra capital de giro, com facilidades e acesso rápido aos recursos necessários para a compra de equipamentos ou de reposição e renovação de estoques.

Com a finalidade de orientar a administração municipal na promoção de melhorias de serviços à comunidade, bem como ao setor imobiliário, responsável pela locação de imóveis comerciais, o centro de pesquisas da Sdet faz todos os meses o mapeamento geográfico da distribuição dos novos empreendimentos. Este serviço tem mostrado um comportamento bem interessante, onde os novos negócios estão bem distribuídos, contemplando sempre o centro comercial, ou as principais artérias viárias da cidade e também os bairros. Em maio o quadro ficou assim distribuído: 25% concentrado nas vias de maior movimento, zona Norte e  zona Sul empatam em 25%, sendo que a zonas Leste e Oeste ficaram com 13% e 12%, respectivamente.

Todos estes números podem ser traduzidos em novas construções de prédios comerciais e ocupação de terrenos vagos em áreas que passam a ser mais valorizadas, tanto comercialmente como do ponto de vista social, atraindo um fluxo maior de pessoas, gerando empregos e abrindo novas frentes de atuação da prefeitura municipal através dos serviços de suporte das diversas secretarias municipais.

O prefeito Vinicius Camarinha e o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho comemoram estes números, principalmente em razão das notícias que apontam a retração do número de novos empregos.

A Sdet e o Banco do Povo atendem na Rua Olavo Bilac, 359, no horário das 8h às 17h30, fone 3402-4433.

Secretaria de Desenvolvimento econômico e Turismo

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024