O secretário municipal de Esportes, Gastão Pinheiro Júnior, deu sinal verde para o enfermeiro aposentado Geraldo Teles da Silveira, 67, colocar em prática um projeto para estimular o jogo de Damas em Marília. Ameta é um trabalho de ensinamento para crianças, além da integração social, envolvendo os adolescentes, adultos e idosos. Também faz parte do planejamento, a formação de uma equipe para representar Marília em várias competições esportivas, como Jogos Regionais e Abertos.
“Com o apoio da Prefeitura, quero mudar a realidade. Marília tem poucos adeptos desse jogo de tabuleiro. Por isso, estou convidando crianças a partir dos 10 anos até os idosos para participar do projeto. Para os iniciantes, darei as primeiras noções gratuitamente”, afirmou Silveira que classifica o jogo de Damas como fundamental para o desenvolvimento mental e social.
A iniciativa foi destacada pelo responsável pela pasta, Gastão Pinheiro Júnior. “Quem quiser participar do projeto é só se inscrever na Secretaria Municipal de Esportes, junto ao Clube dos Bancários. Parabenizo o senhor Geraldo pela iniciativa. Estamos abertos para novas parcerias em qualquer modalidade”, comentou.
Trazido ao Brasil pela Família Real Portuguesa, em 1808, como esporte, o jogo de Damas foi implantado na década de 40 no país. A liberação do projeto em Marília pelo secretário é uma homenagem aos praticantes, uma vez que 9 de maio é lembrado como o “dia do damista brasileiro”.
Assessoria de imprensa
Foto Wilson Ruiz